Organização de Eventos Turistico-Culturais

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural, Publicação em Diário da República - Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de:
- Organizar, planear e gerir qualquer tipo de evento.
- Conceber produtos baseados no setor de eventos, integrados em pacote turístico e cultural.
- Compreender a relação entre eventos e a atividade turística;
- Conhecer as motivações dos turistas que visitam eventos;
- Reconhecer os impactos dos eventos turísticos.

Programa
1. Concetualização, caracterização e tipologias de eventos. A indústria dos eventos.
1.1. Definição de evento;
1.2. Tipologias dos eventos;
1.3. Caracterização dos eventos;
1.4. Importância dos eventos para as marcas;
1.5. Fatores críticos de sucesso na industria de eventos.
2. A relação entre eventos e a atividade turística;
2.1. Eventos, sociedade e desenvolvimento;
2.2. Impactos dos eventos turísticos;
2.3. Eventos turísticos e imagem do destino;
2.4. Autenticidade em turismo e eventos.
3. Motivação, experiência e satisfação em turismo e eventos:
3.1. Motivação em eventos turísticos;
3.2. Experiência em turismo e eventos;
3.3. Satisfação em eventos turísticos.
4. Planeamento de eventos:
4.1. Características do processo de planeamento de eventos;
4.2. Tipos de planeamento de eventos;
4.3. Fases do processo de planeamento;
4.4. Tipos de planeamento;
4.5. Importância do planeamento;
5. Organização de eventos:
5.1. Fases do processo de organização;
5.2. Organização administrativa;
5.3. Organização operacional e logística;
5.4. Organização comercial;
5.5. Organização económica e financeira;
6. Eventos, comunicação e relações públicas;
6.1. Tipos de comunicação institucional;
6.2. As relações públicas como instrumento diferenciador nos eventos;
6.3. A responsabilidade social das organizações e empresas:
7. Gestão de equipas, financiamento, marketing e avaliação dos eventos.
7.1. Formar equipas de sucesso.
7.2. Importância da comunicação dentro das equipas;
7.3. Gestão da crise;
7.4. Liderança.

Metodologia de avaliação
- 1º - Teste de avaliação contínua - 40% da nota final (o aluno/a deve ter uma classificação superior a 7,5 valores para permanecer em avaliação contínua);
- 2º - Trabalho #1 (em grupo): Organização de um evento - 40% da nota final;
- 3º Trabalho #2 (individual): Fichas de trabalho a elaborar em cada aula - 20% da nota final.

Bibliografia
- Isidoro, A. e Simões, M. e Saldanha, S. e Caetano, J. (2014). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Edições Sílabo
- Vieira, J. (2015). Eventos e Turismo - Planeamento e Organização. Da teoria à prática.. Lisboa: Edições Sílabo
- Marujo, N. (2015). Turismo, Turistas e Eventos: da Teoria à Prática.. Castelo Branco: RVJ Editores, Lda
- Caetano, J. e Portugal, J. e Portugal, M. (2018). Gestão de Eventos. Lisboa: Escolar Editora

Método de interação
Aulas teórico-práticas nas quais se privilegia a leitura e discussão de textos e casos práticos.
Realização de trabalhos individuais e em grupo apresentados e discutidos na sala de aula.
Adoção do método expositivo, interrogativo e demonstrativo.

Software utilizado nas aulas
powerpoint 2016