Matemática

TeSP - Contabilidade e Fiscalidade
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Os necessários para ingressar no TeSP em causa.

Objetivos
O objetivo desta UC é a aquisição e consolidação de conceitos fundamentais sobre: cálculo algébrico; funções reais de variável real; cálculo diferencial em IR; noções de matemática financeira; estatística descritiva: processos de recolha de informação, análise de dados e tomada de decisão.

Programa
Breves noções de cálculo algébrico: Generalidades sobre os sistemas numéricos; Expressões polinomiais, racionais e irracionais; Resolução de equações e inequações; sistemas de equações lineares. Complementos sobre funções reais de variável real e cálculo diferencial em IR: Generalidades sobre funções reais de variável real-Estudo de algumas classes de funções (algébricas racionais e irracionais, exponencial e logarítmica); Aplicações de funções às Ciências Sociais; Breve noção de limite; Interpretação geométrica de derivada de uma função num ponto e algumas regras de derivação fundamentais; Algumas aplicações das derivadas às Ciências Sociais. Noções de matemática financeira: Definição de sucessão, progressão aritmética e geométrica, soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética e geométrica; Juros simples, compostos e compostos continuamente; Poupanças e empréstimos. Estatística descritiva: Considerações preliminares (população e amostra, fases do método estatístico, exploração dos dados e inferência estatística; exemplos de aplicação da estatística); Tipos de dados (qualitativos, quantitativos discretos e quantitativos contínuos); Distribuição de frequências e sua representação gráfica; Medidas de estatística descritiva (medidas de localização e de dispersão); Medidas de forma: assimetria e achatamento.

Metodologia de avaliação
Frequência: média aritmética das notas obtidas em três frequências cotadas de 0-20 sobre partes da matéria.
Exame ou Exame de recurso: teste escrito sobre toda a matéria cotado de 0-20.
Condição de aprovação: nota obtida ser superior ou igual a 9,5.

Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. (2002). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and Calculus. New York: Pearson Education
- Barnett, R. e Ziegler, M. e Byleen, K. (2007). Calculus for Business, Economics, Life Sciences. New York: Pearson Education
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. I). Rio de Janeiro: McGraw-Hill
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
Aulas teórico-práticas com exposição dos conceitos e resolução de exercícios permitindo a utilização de calculadora.

Software utilizado nas aulas