Gestão de Recursos Humanos

TeSP - Contabilidade e Fiscalidade
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O papel da Gestão de pessoas no contexto da evolução empresarial. Identificar várias políticas de RH; o papel da gestão administrativa e do contexto jurídico do Direito do Trabalho no contexto organizacional. A componente comportamental e sua articulação com políticas de gestão contemporâneas.

Programa
Compreensão da evolução das organizações ? contexto histórico; o papel do Homem ao longo ao longo do tempo. O papel da Gestão de Recursos Humanos e a sua importância com todos os stakeholders; diferentes intervenções ao nível organizacional: Políticas RH na organização enquanto Sistema e enquanto construção social. Análise dos conceitos de cultura, clima, comunicação, fatores estruturais e transacionais e a sua importância para a gestão da mudança, inserido nas políticas de RH das organizações contemporâneas.
O recrutamento e seleção de pessoas: aspetos relativos à importância da vaga, da tarefa e da organização; métodos de recrutamento, entrevista de seleção; elaboração do perfil; hard skills e soft skills; a importância comportamental e da linguagem não-verbal; o Curriculum vitae; o recrutamento e as redes sociais, networking e o corporate branding.
A articulação das práticas de Gestão de Recursos Humanos com a estratégia de empresa. A gestão administrativa e o enquadramento jurídico. A análise e descrição de funções. A avaliação de desempenho. A gestão de competências ? portfólio de competências. A remuneração e os sistemas de recompensa. A importância da formação, mentoring, coaching, team building, entre outros, como metodologias de incremento dos colaboradores. As organizações atuais e os desafios multiculturais ? atitudes e valores a ter em conta.
A gestão do conhecimento, compreensão dos intangíveis como força motriz assente no Homem, gestão do capital intelectual nas organizações ? o novo desafio da gestão das pessoas.

Metodologia de avaliação
Realização de um trabalho individual, que deverá ser apresentado e defendido perante a turma, com um tema previamente atribuído pelo docente (30%), Prova final (70%). Nota menor que 10 implica a realização de Exame ou Exame recurso.

Bibliografia
- Armstrong, M. (1996). Personnel Management Practice. London: Kogan Page
- Anastasi, A. (1977). Testes Psicologicos. Sao Paulo: EPU
- Bilhim, J. (2001). Teoria Organizacional, Estruturas e Pessoas. Lisboa: ISCSP
- Camara, P. (2008). Gestao de Pessoas em Contexto Internacional. Lisboa: Publicacoes D. Quixote

Método de interação
? Apresentações teóricas através dos métodos: expositivo e interrogativo, com o apoio do quadro e de meios audiovisuais (PowerPoint; Prezi; Vídeos) ? Resolução de exercícios práticos. ? Realização de testes psicotécnicos, Provas de grupo entre outros

Software utilizado nas aulas
Microsoft PowerPoint
Prezi
Vimeo