Matemática

TeSP - Arte e Técnica do Couro
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
não existem

Objetivos
Pretende-se que os alunos aprendam um conjunto de técnicas e conceitos que lhes permitam seguir a exposição e estudo de matérias de forma célere e segura não só pela aplicação da matéria em si mas também pelo domínio de uma linguagem simbólica e pela capacidade de abstração de temas.

Programa
1. Cálculo matricial
1.1. Noções gerais
1.2. Operações sobre matrizes
1.3. Aplicação das matrizes à resolução de sistemas de equações lineares - método de eliminação de Gauss
2. Introdução à lógica proposicional
2.1. Proposições e operadores lógicos sobre proposições
2.2. Tabelas de verdade
2.3. Leis de De Morgan
3. Trigonometria
3.1. Relações trigonométricas
3.2. Arcos e ângulos. O círculo trigonométrico
3.3. Fórmulas trigonométricas
4. Introdução ao cálculo vetorial
4.1. Segmentos orientados
4.2. Norma, direção e sentido
4.3. Vetores e operações elementares com vetores
5. Números complexos
5.1. Forma algébrica e forma trigonométrica. Números complexos como vetores
5.2. Operações com números complexos
6. Complementos sobre funções reais de variável real
6.1. Generalidades sobre funções reais de variável real
6.2. Estudo de algumas funções algébricas
6.3. Estudo de algumas funções transcendentes

Metodologia de avaliação
Teste final escrito, dispensando de exame caso a classificação seja maior ou igual a 10 valores.

Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. (2002). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. -: Pearson Education
- Barnett, R. e Ziegler, M. e Byleen, K. e Sobecki, D. (2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill
- Kolman, B. e Hill, D. (2006). Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. -: LTC
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. I). -: McGraw-Hill

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde, para além da exposição teórica dos conteúdos programáticos, são desenvolvidas aplicações práticas dos temas apresentados.

Software utilizado nas aulas
não existe