Química

TeSP - Arte e Técnica do Couro
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Apreender conhecimentos básicos de Química. Promover o reconhecimento da sua importância na natureza, no desenvolvimento tecnológico e na qualidade de vida dos cidadãos em sociedade. Os alunos devem ser capazes de resolver problemas básicos de Química e de executar tarefas laboratoriais simples.

Programa
1. Revisões de conceitos fundamentais de Química.
1.1. Elementos químicos e sua organização: Massa e tamanho dos átomos; Energia dos eletrões nos átomos; Tabela Periódica. 1.2. Propriedades e
transformações da matéria: Ligação química; Gases e dispersões; Transformações químicas.

2. Equilíbrio químico.
Aspetos quantitativos das reações químicas. Equilíbrio químico e extensão das reações químicas.

3. Reações em sistemas aquosos.
Reacções ácido-base. Reações de oxidação-redução. Soluções e equilíbrio de solubilidade.

4. Metais e ligas metálicas.
Estrutura e propriedades dos metais. Degradação
dos metais. Metais, ambiente e vida.

5. Combustíveis e ambiente.
Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural. De onde vem a energia dos combustíveis.

6. Plásticos, vidros e novos materiais.
Os plásticos e os materiais poliméricos. Polímeros
sintéticos e a indústria dos polímeros. Novos
materiais.

Trabalhos práticos:
1. Determinação da constante de acidez de um ácido fraco monoprótico.
2. Reacções redox e pilhas electroquímicas.
3. Metais, cor de chamas e solubilidade de sais.
4. Complexos de metais de transição.
5. Produção de biodiesel a partir de óleos alimentares usados.

Metodologia de avaliação
Prova escrita em frequência ou exame (50%). Relatórios das actividades práticas laboratoriais (25%).
Trabalho escrito com tema a definir (25%).

Bibliografia
- Chang, R. (1994). Química. Lisboa: McGraw-Hill
- Russel, J. (1994). Química geral. Rio de Janeiro: Makron
- Beran, J. e Atkins, P. (1990). General chemistry. New York: Scientific American Books

Método de interação
Aulas de exposição da matéria. Aulas de resolução de exercícios de aplicação. Aulas com a realização de trabalhos práticos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.