Português

TeSP - Arte e Técnica do Couro
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos

Objetivos
Terminada a UC, os/as alunos/as devem:
- Desenvolver competências de compreensão e de expressão escrita e oral;
- Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados;
- Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação;
- Adquirir métodos e técnicas de pesquisa.

Programa
1.A Língua e a Comunicação:
1.1 As estruturas comunicacionais;
1.2 Linguagem, Língua, Fala e Discurso;
1.3 Código verbal e código escrito;
1.4 Fontes de enriquecimento lexical;
1.5 A gramática na comunicação;
1.6 A Semântica/ relações de significação
2.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita:
2.1 Leitura e análise de textos diversos;
2.1.1 Texto utilitário;
2.1.2 Texto argumentativo;
2.1.3 Texto explicativo-descritivo;
2.1.4 Texto informativo;
3.Metodologia de Projeto:
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística para a elaboração de um trabalho científico;
3.2 Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;
3.3 Produção de fichas de leitura;
3.4 Resumo, síntese e relatório;
3.5 Elaboração de referências bibliográficas;
4.Práticas de compreensão e expressão oral:
4.1 Entrevista;
4.2 Colóquio/Debate;
4.3 Leituras interpretativas;
4.4 Apresentação oral;

Metodologia de avaliação
- Avaliação Contínua: Frequência (60%) + Trabalhos realizados em contexto de aula (40%)
- Avaliação Periódica: Realização de um trabalho escrito (20%) e uma prova de frequência obrigatória (80%)
- Avaliação Final: Exame escrito (100%)

Bibliografia
- Cunha, C. e CINTRA, L. (2013). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- Estrela, E. e Leitão, M. e Soares, M. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- HOUAISS, A. e Villar, M. (2001). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. : Temas e Debates
- Tavares, S. e Leite, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta editora

Método de interação
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica e onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática .

Software utilizado nas aulas