História da Animação

TeSP - Animação e Modelação 3D
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos

Objetivos
Dotar o aluno de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema de animação, de
modo a poder desenvolver um trabalho criativo. Pretende-se também dotar o aluno de uma cultura visual diversificada de modo a enriquecer o seu imaginário.

Programa
1. A pré-história do cinema
1.1 O teatro óptico de Émile Reynaud
2. Os principios da animação
2.1 Dos efeitos visuais às atracções: os lightening sketches de James Stuart Blackton, a animação da linha de Émil Cohl, os cartoons animados
de Winsor McCay
3. A formação da indústria nos Estados Unidos
3.1 John Randolph Bray e a organização do trabalho, a cel animation de Earl Hurd, a rotoscopia pelos irmãos Max e Dave Fleischer, Otto
Messmer e Félix the Cat
4. A animação independente
4.1 O contexto do cinema de animação europeu durante a época do mudo
4.2 Novas técnicas e seus inventores
5. A animação experimental entre os anos 1920 e 1940
6. Os estúdios da Disney nos anos 1930
7. Os estúdios americanos alternativos ao modelo da Disney
8. A animação soviética e checa
9. A animação digital e a indústria americana
10. A anime japonesa
11. Grandes autores do cinema de animação contemporâneo
12. O cinema de animação

Metodologia de avaliação
Avaliação em época normal ? 10% Assiduidade, 30% Trabalho Prático de investigação, 30% Trabalho prático de animação e 30% Frequência.

Avaliação em Época Exame e Recurso ? 50% Teste Teórico e 50% Trabalho Prático

Bibliografia
- Sébastien, D. (2010). Cinema de Animação. Espanha: Edições Texto&Grafia
- Buchan, S. (2006). Animated Worlds. USA: John Libbey Publishing
- Bendazzi, G. (1994). One Hundred Years of Cinema Animation. USA: John Libbey Publishing
- Russett, R. (2009). Hyperanimation Digital Images and Virtual Worlds. USA: John Libbey Publishing

Método de interação
Aulas Téoricas de exposição de contéudos e analise dos mesmos, com o visionamento de videos expositivos sobre a matéria a leccionar.
Aulas práticas onde os alunos colocam em prática conceitos apreendidos na aula.

Software utilizado nas aulas