Fundamentos de Animação 3D

TeSP - Animação e Modelação 3D
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos

Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de modelar objetos e personagens simples, aplicar shaders e texturas, iluminar um cenário, aplicar um rigging básico e conseguir desenvolver animação e imagem 3D simples.

Programa
1 - Linha de Produção
1.1 Apresentação da linha de produção 3D

2 - Modelação
2.1 Apresentação do software e respetivo interface
2.2 Técnicas de modelação 3D
2.3 Princípios básicos de modelação de personagens
2.4 Criação de UV's

3 - Texturas
3.1 Criação de Texturas (diffuse, specular, bump, opacity)
3.2 Shaders

4 - Iluminação
4.1 Tipos de luzes
4.2 Atributos da luz e sombra
4.3 GI
4.4 Settings de Render
4.5 Iluminação de uma cena
4.6 Iluminação de personagens
4.7 Iluminação por 3 pontos

5 - Princípios Básicos de Rigging e Skinning
5.1 Criação de esqueleto
5.2 Aplicação do esqueleto à geometria
5.2 Controladores
5.3 Pintura de pesos

6 - Fundamentos de Animação
6.1 Animação por keyframes
6.2 Edição de curvas de animação

7 - Fundamentos de Dinâmicas
7.1 Corpo rígido e corpo flexível
7.2 Abordagem aos diferentes tipos de partículas
7.3 Simulação de tecido e pêlo

8 - Render
8.1 Passos de Render
8.2 Compositing em Photoshop

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade dos alunos (5%), tarefas propostas em aula (25%), projeto final (70%).

Avaliação Periódica
Tarefas propostas em aula (30%), projeto final (70%).

Avaliação Final
Projeto final (100%).

Bibliografia
- Derakhshani, D. e , . e Derakhshani, R. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana: Wiley
- Chopine, A. e , . (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.