Efeitos Visuais

TeSP - Animação e Modelação 3D
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de aplicar técnicas na melhoria e enriquecimento de várias animações, com recurso à manipulação gráfica; inserção de conteúdos e alteração de imagens em movimento; estudos de casa e procura de soluções visuais.

Programa
1. Motion Graphics
a. Importação de ficheiros
b. Timeline/Layers
c. Propriedades de transformação
d. Keyframes

2. Criação e manipulação
a. Composições
b. Efeitos
c. Máscaras
d. Edição de texto

3. Espaço 3D
a. Câmaras
b. Movimento 3D

4. Manipulação vídeo
a. Tracking 2D
b. 3D Tracker
c. Rotoscopia

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Assiduidade (5%), participação (15%), tarefas propostas em aulas (85%)

Avaliação Periódica: Trabalho (100%).

Avaliação Final: Trabalho (100%).

Bibliografia
- Taylor, A. (2006). Creative After Effects. UK: Focal Press
- Press, A. (2010). Adobe After Effects CS5 Classroom in a Book. USA: Adobe Press

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects, Adobe Photoshop