Modelação e Animação de Personagens

TeSP - Animação e Modelação 3D
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva

Pré-requisitos
Fundamentos de Animação 3D.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar vários personagens, criar Rigging, Skinning, controladores e desenvolver animações.

Programa
1 - Modelação de Personagens para Animação
1.1 Modelação 3D para Animação
1.2 UV's
1.3 Texturas

2 - Rigging e Skinning
2.1 Rigging do personagem (utilização de Biped)
2.2 Skinning
2.3 Controladores

1 - Animação
1.1 The 3 Ways to Animate (straight ahead, pose to pose, combination of both)
1.2 Time and Spacing
1.3 Overlapping Action
1.4 Anticipation
1.5 Weight
1.6 Walks

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)

Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)

Avaliação Final:
- Projeto final (100%)

Bibliografia
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex
- Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. (2001). The Animator's Survival Kit. Estados Unidos: Faber and Faber

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max.