Modelação e Animação de Personagens

TeSP - Animação e Modelação 3D
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva

Pré-requisitos
Fundamentos de Animação 3D.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de criar vários personagens com rigg e desenvolver animações.

Programa
1 - Modelação
1.1 Criação de personagens para animação

2 - Rigging e Skinning
2.1 Criação de controladores, Helpers e Slider Manipulators
2.2 Links e hierarquias entre objetos
2.3 Ligações entre controladores e objetos (Wire Parameters)
2.4 Criação e edição de Bones
2.5 Skinning e edição de pesos
2.6 Desenvolvimento de Morph Targets e Skin Morphs

3 - Animação
3.1 Tempo e espaçamento
3.2 Ação secundária
3.3 Antecipação
3.4 Peso
3.5 Ciclos de caminhada

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)

Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)

Avaliação Final:
- Projeto final (100%)

Bibliografia
- Williams, R. (2001). The Animator's Survival Kit. Estados Unidos: Faber and Faber
- Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Derakhshani, D. e Derakhshani, R. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max.