Sistemas de Posicionamento Terrestre e Espacial

Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica, em Planeamento e Gestão do Território
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Contacto com as técnicas de posicionamento terrestre e espaciais disponíveis, em particular o sistema GPS, adquirindo competências para a realização de um trabalho prático completo: planeamento, posicionamento, recolha e processamento de dados geográficos.

Programa
1. Elementos gerais de geodesia e topografia. Técnicas de medição em campo e em cartas topográficas; Métodos gerais de levantamento topográfico; Aplicações ao ordenamento do território/planeamento.
2. Os sistemas de navegação global por satélite. O caso do sistema NAVSTAR/GPS; Planeamento de sessão GPS; Técnicas de posicionamento; Observações GPS; Processamento de dados. Exportação para SIG

Metodologia de avaliação
- teste escrito - 40,
- trabalho prático - 60.

Bibliografia
- Hofmann-Wellenhof, B. e Lichtenegger, H. e Collins, J. (1997). GPS Theory and Practice. Wien NewYork,: Springer-Verlag
- Madeira, S. e Sousa, J. (2012). Topografia. Conceitos e aplicações. Lisboa: Lidel

Método de interação
Presencial. Baseiam-se nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam os métodos expositivo e o demonstrativo. Na elaboração de trabalhos práticos os alunos têm que recolher dados de campo, tratar e analisar a informação recolhida.

Software utilizado nas aulas
ArcGIS. GPS Software