Metodologia de Projecto e de Investigação

Mestrado em Produção de Conteúdos Digitais
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Compreender conceitos fundamentais associados à investigação ou elaboração de projectos;
2. Compreender e delimitar um problema em estudo, interpretando de forma crítica no âmbito da sua
investigação;
3. Saber elaborar um projecto em estudo ou prático com base nos conteúdos digitais;
4. Aprender a realizar relatórios de análise, fichas de registo, inquéritos, planos de trabalho, orçamentos,
relatórios de progressão e relatórios finais de projecto ou dissertações;
5. Saber construir, arquitectar e planear um projecto ou intervenção prática;
6. Realizar meios de avaliação e auto-progressão na investigação e no decorrer do desenvolvimento de
projectos;
7. Saber recolher, tratar, inventariar, organizar e apresentar estatisticamente os dados resultantes da sua
investigação ou estudo;
8. Construir esquemas e análise de variáveis;
9. Saber apresentar e discutir resultados ou ideias;

Programa
I. Introdução à metodologia de projecto e investigação
II. Metodologia de investigação: O Diagnóstico, Metodologia de análise, Definição de objectivos, Critérios de
avaliação, Correlação de Dados, Publicação e apresentação de resultados
III. Metodologia de projecto: O Diagnóstico, Cenários e Aptidões
IV. Processos de Gestão: O Quadro de Medidas - Programa, A Matriz de Planeamento do Projecto, A Dinâmica
da Implementação

Metodologia de avaliação
Os alunos serão avaliados por trabalhos que desenvolverão ao longo do semestre. Encontra-se também
previsto a realização de pequenos testes digitais.
Frequência: Trabalho 70% + Participação nas aulas e testes de avaliação contínua 30%
Exame: Trabalho prático 100%

Bibliografia
- Almeida, M. (1996). Como elaborar monografias. Brasil: Cejup
- Cervo, A. e Bervian, P. (1996). Metodologia científica. São Paulo, Brasil: Edições Sílabo

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas e de apresentação e resolução de casos práticos usando as novas
tecnologias da informação e da comunicação.

Software utilizado nas aulas