Comunicação em Saúde

Mestrado em Gestão de Recursos de Saúde
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 41,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem conseguir:
1- Fazer um plano de marketing para um produto (bem ou serviço);
2- Analisar o papel dos intervenientes no mercado, assim como analisar a envolvente;
3- Fazer uma análise estratégica e definição dos 4 ps.

Programa
1.Introdução
2. Análise de mercado e comportamento do consumidor.
3. Segmentação.
4. Posicionamento e gestão da marca.
5. Os 4 ps do marketing.
6. Gestão do produto e inovação.
7. Preço e distribuição.
8. Comunicação em Marketing.
9. Marketing de Serviços.
10. Marketing B2B.
11. Especificidades de marketing nos Serviços de saúde.

Metodologia de avaliação
Apresentação de um trabalho individual ou de grupo (máximo de 2 elementos).
Entrega de trabalho em papel e suporte digital com apresentação e discussão oral (dinâmica e interessante) com cerca de 30 minutos de duração

Bibliografia
- LENDREVIE, J. e LINDON, D. e RODRIGUES, J. e DIONISIO, P. (2008). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- CASTRO, J. (2005). Comunicação de Marketing. Lisboa: Sílabo
- KOTLER, P. (1999). Marketing para o Século XXI. Lisboa: Presença
- CONRADO, A. (2012). Os 8Ps do Marketing: Princípios de Marketing Digital. Lisboa: Texto Editores

Método de interação
Aulas teóricas-práticas onde se propõe a resolução de casos práticos.
Privilegia-se a discussão de textos e a análise de casos actuais.
Os alunos também realizam trabalhos individuais e de grupo no decorrer das aulas, sendo apresentados no final.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.