Discurso dos media

Mestrado em Design Editorial
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
De uma forma geral, conhecer a comunicação social portuguesa (propriedade, linha editorial, público-alvo, missões e constrangimentos profissionais).
Especificamente, conhecer os Media escritos através das suas características discurso escrito, uso da fotografia, opções editoriais e sentido ético).

Programa
1.Objetivos e Poder dos Media: panorama da comunicação social; profissão 'jornalista'
2.Discurso jornalístico impresso: linha editorial; cultura do meio
3.Identidade das publicações: referência/popular; objetividade e neutralidade
4.Fotojornalismo e Design Editorial: ligação entre elementos visuais; relacionamento entre profissionais
5.Diferentes leituras sobre o discurso dos media: ética e deontologia; representações de minorias
6.Análise crítica e reflexão: apresentação de trabalhos

Metodologia de avaliação
Apresentação de um trabalho individual, no qual os estudantes desenvolverão, de forma crítica, um dos pontos do programa. O trabalho será apresentado e discutido em contexto de sala de aula. Em alternativa, poderão optar por uma prova escrita.

Bibliografia
- , .(2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Editora Contexto
- , .(2000). O discurso do jornal. Lisboa: Editorial Contexto
- , .(1995). Media Discourse. London: Arnold
- , .(2001). Multimodal Discourse. London: Arnold

Método de interação
Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos. Análise de conteúdos dos Media.
Organização de debates em contexto de sala de aula. Discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
N. A.