Tipografia

Mestrado em Design Editorial
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O

Docente(s)
- Luis Filipe Cunha Moreira

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os estudantes devem:
1. Entender a tipografia como aspeto essencial do trabalho do designer;
2. Conhecer a riqueza e variedade do universo tipográfico;
3. Fazer escolhas fundamentadas e uma boa utilização dos tipos;
4. Criar fontes modulares.

Programa
1. Caligrafia, tipografia e relação com a sua época.
2. Mecanismo da leitura e legibilidade.
3. Tipometria, nomenclatura, desenho e classificação.
4. Os tipógrafos e as suas criações;
5. Tipografia digital e design de tipografia modular.

Metodologia de avaliação
Apresentação de portfolio, incluindo todos os projetos desenvolvidos ao longo do semestre.

Bibliografia
- Bringhurst, R. (1997). The Elements of Typographic Style. Vancouver: Hartley & Marks
- Scaglione, J. e Meseguer, L. e Henestrosa, C. (2012). Como criar tipos: do esboço à tela. Brasil: Estereográfica
- Cheng, K. (2006). Designing Type. Londres: Laurence King Publishing
- Baines, P. e Haslam, A. (2002). Type and Typography. Londres: Laurence King Publishing

Método de interação
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual;
2. Desenvolvimento de exercícios exemplificando e confirmando os conhecimentos adquiridos;
3. Realização de exercícios práticos e projetos acompanhados pelo professor.

Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator, FontLab