Peritagem em Arte

Mestrado em Conservação e Restauro
ECTS; º Ano, , 0,0 T + 0,0 PL + 0,0 TP + 0,0 P + 0,0 TC + 0,0 S + 0,0 E + 0,0 OT + 0,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objectivo é preparar os alunos para conhecerem a estrutura do Mercado de Arte e para resolverem problemas teóricos e práticos da peritagem e da avaliação de obras de arte. No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de analisar o Mercado de Arte e de colaborar numa peritagem e numa avaliação

Programa
1ª PARTE ? I ? Introdução: a) Noções gerais; b) Definições; II ? Mercado de Arte: Noções gerais ? 1 ? Bens; 2 ? Agentes; 3 ? «Locais»; 4 ? Legislação; III ? Peritagem: a) Perito; b) Actividade de peritar; c) Relatório de peritagem; IV ? Avaliação de bens: 1 ? Factor principal de valorização dos bens; 2 ? Factores secundários de valorização dos bens.
2ª PARTE ? Conceitos básicos de peritagem e de avaliação nas áreas artísticas da: a) Pintura; b) Escultura; c) Ourivesaria; d) Mobiliário; e) cerâmica; f) Documentos gráficos; etc. Será convidado um perito de uma das áreas do conhecimento artístico para transmitir a sua experiência. Será efectuada uma visita de estudo a uma instituição do Mercado de Arte.

Metodologia de avaliação
Efectuada através de um trabalho escrito que deverá versar sobre um ou mais dos temas da matéria. Deverá ter entre 10/15 páginas de texto mais imagens e anexos. O trabalho tem que ter 10 valores, devendo ser apresentado oralmente.

Bibliografia
- Moncada, M. (2006). Peritagem e Identificação de Obras de Arte. Porto: Civilização

Método de interação
As matérias são apresentadas com projecção de imagens para melhor compreensão dos aspectos: Mercado de Arte, Identificação, Peritagem e Avaliação de Obras de Arte. São acompanhadas por textos do professor.
Numa aula será observado um perito em acção.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.