Informática 2

Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica a Arte Rupestre
3 ECTS; 1º Ano, Anual, 7,0 TP + 12,0 TC + 8,0 S

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Pretende-se capacitar os alunos para o recurso a valências da
informática no arquivo e divulgação de informação arqueológica, através de conceitos de bases de dados
estruturadas e de emprego de tecnologias Web 2.0 para trabalho cooperativo e actividades de divulgação do trabalho arqueológico.

Programa
Conceitos elementares de bases de dados: categorias, tuplos,
tabelas. Modelo relacional de bases de dados. Normalização de
bases de dados. Criação de consultas em bases de dados.
Web 2.0:
Utilização de blogues para registo e comunicação. Wikis como
ferramenta de trabalho cooperativo. Utilização de mundos virtuais

Metodologia de avaliação
Após as aulas, os alunos deverãomelhorar o projecto iniciado
durantes as aulas, ou desenvolver um de raiz, sendo estabelecido
um protocolo de trabalho com cada aluno.

Bibliografia

Método de interação
Desenvolver durante as aulas um projecto integrador de conhecimentos.Esse projecto envolverá a estruturação de informação numa base de dados e a utilização das ferramentas da Web2.0 para apoio ao desenvolvimento de
um projecto arqueológico em equipa

Software utilizado nas aulas