Arquitetura de Sistemas Analíticos

Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional
8 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 T + 12,0 PL + 20,0 TP + 4,0 S + 32,0 OT + 10,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
O aluno deverá conhecer aplicações de pesquisa de informação(1); saber o que é Cloud Computing(2); dominar ferramentas de analítica na Web(3); inteligência competitiva(4); saber usar ferramentas BI no contexto organizacional(5); perceber a evolução de modelos de dados relacional para dimensional(6).

Programa
1. Introdução à Recuperação de Informação e Motores de Busca;
- O que é a recuperação de informação?
- Serviços de recuperação de informação;
- Bases de dados vs recuperação de informação;
- Aplicações de recuperação de informação;
- A tarefa de recuperação de informação;
- A arquitetura de um sistema de recuperação de informação;
- Ética e privacidade dos dados

2. Cloud Computing:
- Contextualização histórica;
- Caraterísticas;
- Serviços;
- Modelos;
- Implementação.

3. Analítica na Web (Web Analytics):
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.

4. Inteligência competitiva (Competitive Intelligence):
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.

5. Business Intelligence nas redes sociais:
- Business Intelligence e os media sociais;
- Gestão de crises nas redes sociais;
- Business Intelligence 2.0.

6. Componentes de um Sistema analítico (BI):
- Fontes;
- Processo ETL;
- Data Warehouse:
- Reports;

7. Modelo relacional e modelo multidimensional de dados:
- Normalização;
- Desnormalização;

8. SQL - Structured Query Language;
- Comandos DDL;
- Comandos DML;
9. Ferramentas de BI:
- Microsoft SQL Server;
- Cognos Insight.

Metodologia de avaliação
Realização de 3 projetos e sua discussão pública.
Projeto I: 30%
Projeto II: 40%
Projeto III:30%
Cada projeto atrás referido com nota mínima de 7 valores em 20, para dispensar de exame.

Bibliografia
- Beasley, M. (2013). Practical Web Analytics for User Experience: How Analytics Can Help You Understand Your Users. Waltham: Morgan Kaufmann
- Burke, C. (2014). Competitive Intelligence the Internet Way. s.l.: SB2 Group
- Mahmood, Z. e Puttini, R. e Erl , T. (2013). Cloud Computing: Concepts, Technology & Architecture. s.l.: Prentice Hall
- Croft, B. e Metzler, D. e Strohman, T. (0). Search Engines: Information Retrieval in Practice.Acedido em11 de janeiro de 2016 em http://ciir.cs.umass.edu/irbook/

Método de interação
Exposição dos conteúdos programáticos aos alunos com recurso ao método expositivo e demonstrativo. Análise e resolução de casos práticos

Software utilizado nas aulas
Ferramentas relacionadas com social media, Web analytics e competitive intelligence;
Moodle.
Microsoft SQL Server;
Cognos Insight.