Gestão do Capital Humano

Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional
8 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 T + 12,0 PL + 20,0 TP + 4,0 S + 32,0 OT + 10,0 O

Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a importância de uma atividade empresarial ética e socialmente responsável.Desenvolver competências de alinhamento da estratégia organizacional com as políticas e práticas de responsabilidade social. Desenvolver competências de comunicação, liderança e gestão de equipas e mudanças.

Programa
a) Gestão Multicultural e Comunicação Empresarial: variáveis e competências multiculturais, liderança de equipas multiculturais, perfis de inteligência cultural, exemplos práticos de orientações para a gestão multicultural, gestão multicultural comparada b) Liderança e Gestão de Equipas: Poder, influência e liderança nas organizações, gestão e liderança, modelos de abordagem, traços, comportamentos, contingências, ressonâncias c) Gestão da Mudança: Estratégias de tomada de decisão, agentes e o processo de mudança, entrada e contratualização, recolha de dados, diagnóstico e feedback, introdução à Intervenção, diferentes níveis de intervenção d) Ética Empresarial e Responsabilidade Social: Comportamentos éticos a nível transacional e contextual, Responsabilidade social a nível transacional e contextual, exemplos existentes a nível das organizações, commitment e flowing, outplacement, e empowerment. e) Gestão da Performance Humana: objetivos da gestão da performance humana, sistemas e processos de performance humana, métodos e instrumentos.

Metodologia de avaliação
O método de avaliação consiste na realização de uma prova escrita e na realização de trabalhos práticos, sendo que ambas as componentes têm um peso de 50% da classificação final.

Bibliografia
- Armstrong, M. (2013). Handbook of Personnel Management Practice. London: Kogan Page
- Reis, F. e Silva, V. (2014). Capital Humano. (Vol. 1). (pp. 1-328). Lisboa: Si­labo
- Armstrong, M. e Baron, A. (2008). Human Capital Management. (Vol. 1). (pp. 1-240). London: Kogan Page
- Armstrong, M. (2010). Armstrong's Essential Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-432). London: Kogan Page

Método de interação
A UC está organizada em sessões teórico-práticas nas quais são lecionados os conteúdos programáticos previstos, usando-se material de apoio, apresentações PowerPoint, bem como de exercícios práticos de aplicação dos conceitos adquiridos.

Software utilizado nas aulas
ERP-Recursos Humanos, Gestão da Formação.