Seminário: Criatividade e Inovação

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos deverão saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a inovação na organização.

Programa
1.Atitudes criativas: a. Desenvolver a procura de novas soluções. b. Desenvolver a capacidade de expressão. c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2.Criatividade em grupo: a. Humorizar a resolução de problemas. b. Antecipação do pensamento ao problema. c. Desafios interpessoais. d.Desafiar as convenções. e. Estimulação da autoconfiança. f. Lidar com a incerteza e o risco. g. Motivação. h. Tomada de decisão.
3.Inovação: Fontes de inovação: sistémica, autónoma, radical, incremental. Barreiras à inovação: ausência de recursos, não implementação de processos e protótipos, equipamento obsoleto e insuficiente. Difusão da inovação: modelos e redes de inovação.
4. Ativar o espírito de conceptualização de ideias: a. Geração e síntese de ideias. i. Ideias pelos recursos. ii. Ideias pela oferta. iii. Ideias pelos clientes. iv. Ideias pelas finanças. v. Ideias por múltiplos epicentros. vi. Poder das questões de antecipação. b. Processo de elaboração de ideias. i. Imersão. ii. Expansão. iii. Seleção de critérios.
5. Constituição da equipa: a. Deteção do potencial criativo. b. Deteção de conflitos. c. Deteção de estilos de comportamento na relação e na tarefa.
6. Por onde começar: a. Construir lista de prioridades. b. Escolher os recursos.
7. a. Escolher a equipa. b. Procura de patrocinadores.
8. Prototipagem: a. Desenho do modelo. b. Construção do modelo. c. Exposição do modelo.

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático em grupo que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação e/ou a não realização do trabalho constitui reprovação.

Bibliografia
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- José António, M. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha: Ariel
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page
- Bridges, C. (2016). In Your Creative Element. (Vol. 1). (pp. 1-257). London: Kogan Page

Método de interação
As equipas de discentes, recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema do programa, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem o objetivo proposto na unidade curricular.

Software utilizado nas aulas
Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poder executar o seu trabalho.