Estudos de Mercado e Opiniões

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro
- Maria João da Costa Antunes Inácio

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de conduzir um processo de Estudos de Mercado, desde a sua definição, desenho de questionário, recolha de informação e tratamento da
mesma.

Programa
I. Introdução ao Estudo de Mercados
1.1. Introdução ? Conceitos.
1.2. O processo de Estudos de Mercado.
1.3. A indústria dos Estudos de Mercado.
1.4. Definição do problema e determinar os objectivos de estudo.
1.5. Fontes estandardizadas de informação.
1.6. Observação. Grupos alvo e outros métodos qualitativos.
1.7. Métodos de recolha de informação.
1.8. Determinação do tamanho de amostras.
II. Recolha, Preparação, Análise e Apresentação
2.1. Trabalho de campo.
2.2. Preparação da informação. Introdução ao SPSS.
2.3. Breve revisão sobre principais métodos de estatística descritiva.
2.4. Tabelas de Contingência.
2.5. Teste de Hipóteses e Intervalos de Confiança.
2.6. Testes Não-Paramétricos.
2.7. Regressão Linear Simples e Múltipla.
2.8. Conjoit analysis
2.9. Análise Factorial
2.10. Análise Discriminante
2.11. Mapas perceptuais
2.12. Multidimensional scaling

Metodologia de avaliação
Continua: um teste escrito 50%,(nota mínima 8 valores) e dois trabalhos práticos 50%, (nota mínima de 5 valores cada)(ponderação 65%, 35% cada).
Exame: duas vertentes:teórica (nota mínima de nove) e prática (nota mínima de 5) ponderação de 50%

Bibliografia
- Malhotra, N. (2009). Marketing Research, an applied approach. USA: Prentice Hall
- Burns, A. e Bush, R. (2003). Marketing research, online research applications. USA: Prentice Hall

Método de interação
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.

Software utilizado nas aulas
IBM-SPSS