Métodos de Formação

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 15,0 OT

Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos deverão ter as seguintes competências: Decisão e resolução de problemas; credibilidade pessoal; desenvolvimento e manutenção da imagem; escuta ativa; positividade; liderança; gestão de relacionamentos; adaptabilidade; gestão de si próprio; ganhar confiança e respeito;

Programa
I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos (GRH)
1.1. Evolução do Domínio Profissional
1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos
1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua
II. Gestão Estratégica da Formação Informal
2.1. Aprendizagem Organizacional
2.2. Gestão das e pelas Competências
2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência
III. Gestão Táctica da Formação Formal
3.1. Levantamento de Necessidades
3.2. Gestão da Formação
3.3. Auditoria da Formação Formal

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 2 trabalhos individuais(50%) e 1 de grupo(40%); participação(10%) A avaliação contínua pressupõe que o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%.
Avaliação final: Exame (100%).

Bibliografia
- D., E. e B. Hart, L. (1991). Métodos de Formação que Funcionam - Métodos e Estratégias Inovadoras de Formação. Lisboa: Monitor

Método de interação
Aulas teórico práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.