Impressão Digital e Gestão de Cor

Fotografia
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dar aos alunos conhecimentos sobre o fenómeno da cor e da sua importância na construção da imagem fotográfica. Fornecer ferramentas para a gestão de cor tendo em vista a melhoria da qualidade do seu trabalho, preparando-os para a ligação a empresas da área da impressão e digitalização profissional, familiarizá-los com o fluxo de trabalho de impressão fotográfica dando-lhes capacidades ao nível da digitalização e impressão na área da imagem digital

Programa
1- O fenómeno da cor

-O fenómeno da cor (luz e visão)
-Importância da cor na composição de imagens; fotografia, cinema e arte;
-História e teoria da cor;
-A cor no digital, Tricromia e modelos CIE ( Lab e LUV ); Sistema de gestão de cor: os seus componentes e a sua importância na correcta reprodução das cores;
-Colorimetria e espectrometria.

2-Gestão de cor aplicada

-Caracterização, calibração e criação de perfis (profiling);
-Criação de perfis de cor para diversos dispositivos através de software específico;
-Digitalização de película e interpretação de ficheiros digitais (RAW);
-Histograma de uma imagem digital e ferramentas de cor do Photoshop;
-Conversões entre perfis: Profile Connection Space, perfil de cor, motor de cor (CMM) e propósito de interpretação.

3-Impressão

-Diversos tipos de impressão: jacto de tinta, digital e offset;
-Aplicação de gestão de cor à impressão; criação de perfis de saída, comparação entre os diversos dispositivos e papéis.

Metodologia de avaliação
Teoria:
Teste escrito ? 15%

Prática:
Trabalho 1 30 %
Trabalho 2 30 %
Assiduidade e prática 25%

Dada a natureza prática da cadeira a não-obtenção de nota igual ou superior a 8 valores na componente pratica é motivo de exclusão a exame.

Bibliografia
- BUNTING, F. e FRASER, B. e MURPHY, C. (2003). Real World Color Management. Berkeley: Peachpit Press
- BELLANTONI, P. (2005). If Its Purple Someone?s Going to Die: the Power of Color in Visual Storytelling. -: Focal Press
- BUCKLOW, S. (2009). The Alchemy of Paint: Art, Science and Secrets from the Middle Ages: Colour and Meaning Fom the Middle Ages. -: Marion Boyars Publishers
- ITTEN, J. (1971). The Elements of Color, Van Nostrand Reinhold Company. -: -

Método de interação
Aulas teóricas e práticas 1) história e teoria de cor; 2) os conceitos que permitem a gestão da cor dos dispositivos utilizados; 3) diversas técnicas de impressão possíveis para as suas imagens digitais.

Software utilizado nas aulas
Photoshop CS4, Eye-one Match, Profile Maker, Silverfast