Processos de Impressão com Ouro, Platina e Pigmento

Fotografia
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Alargar a compreensão da fotografia a processos de impressão não convencionais, que usam outros materiais sensíveis à luz para além dos sais de prata. Promover a experimentação, o sentido crítico e a capacidade de aprender com os erros cometidos. Disciplinar o manuseamento da química fotográfica.

Programa
Para conseguir o rigor necessário à experimentação em processos alternativos, esta Unidade aprofunda o conhecimento de alguns materiais e processos, de entre os quais:
1)A produção por via digital de matrizes de grande formato (negativos digitais) para a impressão em processos alternativos;
2)O papel e as suas diferentes matérias primas, processos de fabrico, encolagens e formas de deterioração;
3)Os pigmentos e as suas origens, formas de extração, estabilidade, características e incompatibilidades, área em que se explora a impressão em antotipia e a influência das viragens com pigmentos nos processos de impressão ferrosos.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: frequências (2x); apresentação teórica; exercícios práticos (3x relatório + 4x fichas); projecto final e apresentação de projecto.

Bibliografia
- Arentz, D. (2000). Platinum and Palladium Printing. London: Focal Press
- Rexer, L. (2002). Photography's Antiquarian Avant-Garde, the new wave in old processes. New York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers
- Scopick, D. (1991). The gum bichromate book: non silver methods for photographic printmaking. London: Focal Press
- James, C. (2007). The Book of Alternative Photographic Processes. New York: Delmar Cengage Learning

Método de interação
Nas aulas teóricas serão leccionados os fundamentos históricos e teóricos. Nas aulas de trabalho de laboratório será posta em prática a experimentação dos já referidos processos, de modo a potenciar as competências necessárias à sua execução.

Software utilizado nas aulas
Software relacionado com edição de imagem e pré-impressão, para produção de negativos digitais.