Química 2

Fotografia
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)
- Maria Teresa da Luz Silveira

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos fotográficos.

Programa
Componente teórica:
1 - Ácidos e bases: ácido-base de Bronsted. Propriedades ácido-base da água. O conceito de pH. Força de ácidos e bases. Medição do pH: indicadores e medidores; Eléctrodo de medida de pH; eléctrodo de referência; Titulações ácido-base: volumétrica e potenciométrica.
2-Oxidação-redução: Reacções de oxidação-redução; Acerto de reacções redox; Células electroquímicas; Potenciais de redução padrão; Titulações redox; potenciométrica e volumétrica;Indicadores de oxidação–redução.
3-Química da fotografia a preto e branco: Constituição do filme PB. Mecanismos fotoquímicos de formação de imagem – Formação de imagem latente; Variação da fotossensibilidade dos sais de prata com o c.d.o.; Mecanismo de sensibilização espectral. Revelação-Agentes químicos de revelação; Equilíbrios ácido-base e redox da hidroquinona; Equilíbrio iónico do metol; Mecanismo da revelação; A forma do grão de prata metálica após revelação; Revelação química e revelação física; A superaditividade; Agentes alcalinos; Antioxidantes; Antivéu; Outros agentes. Banho de paragem. Fixação – mecanismo de fixação, composição do banho fixador. Lavagens.

Componente prática:Componente prática:
TP1-Volumetria ácido-base: aferição de soluções; TP2-Titulação ácido-base potenciométrica; TP3- Estudo do efeito da concentração, do tempo e do pH na revelação de um positivo.

Metodologia de avaliação
A-Assiduidade(5%). B-Dois testes (60%). C-Três relatórios(35%).

Classificação final: CF=A+B+C


Bibliografia
- Stroebel, L. e Compton, J. e Current, I. e Zakia, R. (2000). Basic Photographic Materials and Processes. Boston: Focal Press
- Atkins, P. (1989). General Chemistry. Nova Iorque: Scientific American
- Hirsch, R. (1991). Photographic Possibilities ? The expressive use of ideas, materials and processes. Boston: Focal Press
- Chang, R. e Goldsby, K. (2013). Química. New York: McGraw Hill

Método de interação
Aulas teóricas onde são leccionadas os conteúdos programáticos propostos, aulas teórico-práticas e aulas práticas laboratoriais com a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas
teóricas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.