História e Teoria da Arte 1

Fotografia, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 5,0 OT

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
A. Promover um aumento da cultura visual que permita aos alunos identificar e distinguir diferentes linguagens
criativas;

B. Estimular um conhecimento mais aprofundado da História e da evolução da sua própria definição;

C. Perceber relações entre a História e a Teoria da Arte, entendendo a utilização da imagem ao longo do tempo
como veículo de poder, de espiritualidade e de memória; considerando o modo como os códigos se acumulam e
subsistem.

Programa
1. A Pré-história:
1.1. O conceito de História;
1.2. A arte ao serviço do poder temporal e espiritual:

2. A Antiguidade clássica: a codificação da realidade, a Arte na construção de impérios e as cosmogonias.

3. A Idade Média: o poder dos símbolos e a relação com o poder religioso;
- A arte Românica;
- A arte Gótica.

4. O Renascimento: o cristianismo e o paganismo;
- O Renascimento e o aparecimento das ‘Teorias da Arte’: a inscrição da teoria;
- O Maneirismo;
- O Barroco.

Metodologia de avaliação
Assiduidade e participação construtiva nas aulas (20%) + trabalho teórico de análise crítica de um dos
conteúdos lecionados na U.C., previamente acordado com o docente (80%).
Exame final (100%). O exame efetiva-se com o desenvolvimento de um trabalho teórico de análise crítica de
conteúdos lecionados na U.C., previamente acordado com o docente.

Bibliografia
- Hauser, A. (1988). Teorias da Arte. Lisboa: Editorial Presença, LDA
- Gombrich, E. (1993). A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.
- Janson, H. (1992). História da Arte. Lisboa: F. C. Gulbenkian
- Didi-Huberman, G. (2017). Diante do Tempo. Lisboa: Orfeu Negro

Método de interação
Aulas teóricas expositivas baseadas no visionamento e discussão crítica de imagens e dos conteúdos teóricos
apresentados.

Software utilizado nas aulas
N.A.