Introdução à Engenharia Química e Bioquímica

Engenharia Química e Bioquímica
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Dina Maria Ribeiro Mateus

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de matemática e química.

Objetivos
Os alunos devem ser capazes de: compreender a importância das indústrias de processos químicos e biológicos, para um desenvolvimento sustentável; identificar as variáveis e classificar os diversos tipos de processo; interpretar diagramas de fabrico e a sua tradução em diagramas de fluxo e de blocos.

Programa
Após conclusão da unidade curricular com sucesso, os alunos deverão:
(a) compreender a importância das indústrias de processos químicos/biológicos, para um desenvolvimento sustentável;
(b) dominar os vários sistemas de unidades e sua conversão; identificar o número de algarismos significativos; efetuar interpolações e regressões lineares; usar calculadoras científicas e folhas de cálculo para representação e análise de dados;
(c) identificar as variáveis de processo e classificar os diversos tipos de processos; interpretar diagramas de fabrico e a sua tradução em diagramas de blocos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução: A indústria de processos químicos e biológicos; Principais sectores da indústria química e seus produtos; Aplicações da biotecnologia; Noções de higiene e segurança Industrial; Segurança e regulamentação em biotecnologia; Relação indústria - ambiente e tecnologias de proteção ambiental.
2. Introdução aos cálculos de engenharia química e bioquímica: Unidades e dimensões; Conversão de unidades; Sistemas de unidades; Análise dimensional; Notação científica; Representação e análise de dados.
3. Processos químicos e bioprocessos: Variáveis de processo, massa, volume e densidade, caudais, composição química, pressão, temperatura; Classificação dos tipos de processos, operações unitárias e reatores; Interligação de processos: diagrama de fabrico e diagrama de blocos; Fases de desenvolvimento de um projeto industrial; Exemplos de aplicação industrial.

Metodologia de avaliação
Apresentação e discussão de um trabalho de pesquisa bibliográfica (20%). Teste final escrito (80%). Classificação mínima de 10 valores em cada componente.

Bibliografia
- Mateus, D. (2017). Apontamentos das aulas teóricas, Enunciados dos exercícios propostos e Tabelas de apoio. (Vol. 1). Tomar: IPT
- Felder, R. e Rousseau, R. (2005). Elementary Principles of Chemical Processes. US: John Wiley & Sons
- Himmelblau, D. e Riggs, J. (2012). Basic Principles and calculations in Chemical Engineering. US: Prentice Hall
- Lima, N. e Mota, M. (2003). Biotecnologia - Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas

Método de interação
Aulas teóricas e expositivas, onde se descrevem e exemplifica a aplicação dos principios fundamentais. Aulas teórico práticas onde se propõem a resolução de casos práticos. visita de estudo a uma unidade industrial.

Software utilizado nas aulas
Folhas de cálculo Excel