Processos de Separação em Biotecnologia (Opção)

Engenharia Química e Bioquímica
5.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos de álgebra, de métodos numéricos e de termodinâmica química.

Objetivos
Os alunos devem desenvolver competências nos domínios básicos das operações de separação de produtos biológicos: deverão ser capazes de propor as sequências possíveis de separação; identificar os parâmetros principais de dimensionamento; dominar os princípios de "scale up".

Programa
Introdução. Processos de separação de produtos biológicos. Separação de material celular. Processos de ruptura celular. Separação de produtos solúveis.Procedimentos de purificação e afinação. Exemplos de aplicação industrial.

Metodologia de avaliação
Teste escrito, com nota mínima de 9 valores, e peso de 70% na nota final. Trabalho de grupo com nota mínima de 9 valores, e um peso de 30% na nota final. Possibilidade de trabalhos individuais opcionais, até 25% da nota do teste escrito.

Bibliografia
- Aires-Barros, M. e Cabral, J. (2003). Biosseparações in Biotecnologia - Fundamentos e Aplicações, N.Lima e M.Mota eds.. Lisboa: Lidel
- Forciniti, D. (2008). Industrial Bioseparations. : Blakwell
- Pinho, H. Material de apoio de PSB.Acedido em0 de --- de 0 em www.e-learning.ipt.pt

Método de interação
Aulas teóricas expositivas, onde se descrevem as principais operações de separação, e se introduzem os exemplos de aplicação. Aulas teórico-práticas onde se propõe a resolução de exercícios de aplicação.

Software utilizado nas aulas