Probabilidades e Estatística

Engenharia Química e Bioquímica
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos dos conteúdos programáticos das disciplinas de Análise Matemática e Álgebra.

Objetivos
Pretende-se que os alunos alcancem na unidade curricular de Probabilidades e Estatística os resultados de aprendizagem:
a) recuperar e consolidar conhecimentos de Probabilidades;
b) adquirir conhecimentos sobre variáveis aleatórias e sobre algumas distribuições teóricas de Probabilidade (discretas e contínuas);
c) adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades matemáticas no âmbito da estimação (pontual e intervalar) e da decisão, bem como no estudo da relação entre duas variáveis (correlação e regressão linear);
d) utilizar os conhecimentos adquiridos e as capacidades desenvolvidas para conceber e implementar soluções para diversos problemas aplicados, sobre condições de incerteza.

Programa
1 Probabilidade (axiomas e teoremas); 2 Variáveis aleatórias discretas e contínuas; 3 Algumas distribuições teóricas de probabilidade (discretas e contínuas); 4 Amostragem e distribuições amostrais (média, variância e prop. amostral); 5 Estimação pontual e intervalar de parâmetros; 6 Testes de hipóteses paramétricos (média, variância e prop. populacional); 7 Correlação e regressão linear simples.

Metodologia de avaliação
Provas escritas:avaliação por frequência(realização de duas provas escritas); avaliação por exame(realização de uma prova escrita).

Bibliografia
- , .(2007). Estatística. Lisboa - Portugal: McGraw-Hill
- , .(2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto - Portugal: Porto Editora
- , .(2013). Probabilidades e Estatística. Conceitos Teórico-Práticos. Instituto Politécnico de Tomar, Portugal: Instituto Politécnico de Tomar
- , .(2001). Introductory Statistics. New York: John Wiley & Sons, Inc.

Método de interação
A metodologia de ensino desta unidade curricular consiste em aulas Teóricas com exposição oral, auxiliadas com apontamentos e aulas Teórico-Práticas, onde se resolvem vários exercícios que constam do caderno de exercícios.

Software utilizado nas aulas
Pontualmente recorre-se à folha de cálculo Excel e ao package estatístico IBM SPSS para a resolução de alguns exercícios.