Química Aplicada

Engenharia Mecânica
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Valentim Maria Brunheta Nunes

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Apreender e aprofundar conhecimentos básicos de Química,relevantes para as restantes disciplinas do curso. Estimular o gosto pela Química e mostrar a sua importância na Indústria e Sociedade.Os alunos devem ser capazes de resolver problemas básicos de Química e executar tarefas laboratoriais simples

Programa
1.Ferramentas básicas da Química. Classificação da matéria. Estados de agregação da matéria. Propriedades físicas e químicas. Unidades SI. Teoria e estrutura atómica. Tabela Periódica. Moléculas e iões. Nomenclatura de compostos inorgânicos. Relações mássicas. Mole e massa molecular. Composição elementar dos compostos. Reacções químicas e equações químicas. Estequiometria. Propriedades das soluções aquosas. Tipos de reacções em solução aquosa: precipitação, ácido-base e oxidação-redução. Concentração de soluções. Titulações.
2. Ligação química e Estados de Agregação da Matéria. Notação de Lewis. Electronegatividade. Escala de Pauling. Ligação iónica, ligação covalente e ligação metálica. Forças Intermoleculares. Gases e leis dos gases. Equação do gás ideal. Gases imperfeitos. Propriedades dos líquidos. Cristais e sólidos amorfos. Polímeros. Reacções de polimerização.
3. Equilíbrio químico. Constante de equilíbrio. Relação com cinética. Factores que afectam o equilíbrio. Lei de Le Chatelier. Equilíbrio ácido-base. Ácidos e bases de Bronsted. Conceito de pH. Força de ácidos e bases.
4. Electroquímica. Reacções redox. Acerto de equações. Células galvânicas. Potenciais de redução padrão. Espontaneidade das reacções. Equação de Nernst. Introdução à corrosão. Electrólise. Tratamentos superficiais electroquímicos. Parte Prática: 1. Resolução de exercícios de aplicação da matéria teórica
2. Realização de trabalhos práticos
2.1. Titulações ácido-base.
2.2. Equilíbrio químico.
2.3. Actividade dos metais.

Metodologia de avaliação
Prova escrita em frequência ou exame(75%). Relatórios das actividades práticas laboratoriais (25%)

Bibliografia
- Chang, R. (2013). Química. Lisboa: McGraw-Hill
- Simões, J. (2000). Guia do Laboratório de Química e Bioquímica. Lisboa: Lidel
- Treichel, P. e Kotz, J. (2003). Chemistry & Chemical Reactivity. London: Thomson Books

Método de interação
Aulas teóricas de exposição da matéria. Aulas práticas de resolução de exercícios de aplicação e realização de trabalhos práticos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
N/A