Física

Engenharia Civil
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Álgebra, análise, trigonometria elementar e cálculo vetorial integral e diferencial.

Objetivos
Pretende-se que os estudantes se familiarizem com as leis fundamentais da dinâmica clássica e que se tornem capazes de pensar racionalmente, aplicando-a a situações físicas concretas, obtendo, analisando e compreendendo os diversos resultados e seus limites de validade.

Programa
1.Unidades e dimensões das principais grandezas cinemáticas e dinâmicas.
2.Grandezas físicas escalares e vetoriais: massa, instante, intervalo de tempo, posição, deslocamento, velocidades média e instantânea, rapidez, acelerações média e instantânea, momento linear e angular, impulso, força resultante, torque, energias cinética, cinética orbital e interna, potencial, potencial interna e própria.
3.Cinemática do ponto material e do corpo rígido: movimento de translação sobre a trajetória, circular e geral, no espaço a 3 dimensões; movimento de rotação em torno de um eixo de simetria.
4.Dinâmica do ponto e do corpo rígido: leis fundamentais da translação e da rotação.
5.Forças: peso, reação normal, tensão, de impulsão, eletrostática, magnética, elástica e de atrito entre sólidos e num fluido.
6.Leis de conservação do momento linear, momento angular e de energia própria.

Metodologia de avaliação
Resolução individual das fichas de exercicios e problemas. Prova escrita onde são avaliados os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno.

Bibliografia
- Alonso, . e Finn, . (2000). Física - um curso Universitário (vol. I - Mecânica e vol. II - Campos e Ondas). Brasil: Edgard Blutcher
- Costa, M. e Almeida, M. (2012). Fundamentos de Física. Coimbra: Almedina

Método de interação
Aulas teóricas e teórico práticas de exposição dos conceitos, leis e teoremas. Em ambas as aulas são propostos e resolvidos exercícios e problemas de aplicação dos conceitos, leis e teoremas.

Software utilizado nas aulas