Química 2

Fotografia
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)
- José Manuel Quelhas Antunes
- Maria Teresa da Luz Silveira

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos fotográficos. Compreensão das variáveis químicas dos processos de revelação.

Programa
Componente teórica:
1 - Equilíbrio iónico: Sistemas de ácido-base de Bronsted-Lowry e de Ahrrenius. A auto-ionização da água. O conceito de pH. Medição do pH: indicadores e medidores. Eléctrodo sensor de pH. O eléctrodo de referência. Funcionamento do eléctrodo combinado. Efeito da temperatura na medição do pH. Calibração do aparelho de medição de pH.
2 - Química orgânica: Alcanos e Cicloalcanos. Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados. Nomenclatura dos cicloalcanos. Grupos Funcionais: Os Álcoois e os Éteres; Os Aldeídos e as Cetonas; Os Ácidos Carboxílicos; Os Ésteres; As Aminas; As Amidas; Polímeros
3-Química da fotografia a preto e branco: Constituição de filme PB. Mecanismos fotoquímicos de formação da imagem; Formação da imagem latente; Variação da fotossensibilidade dos sais de prata com o comprimento de onda da radiação; Mecanismo da sensibilização espectral; Ortocromia, pancromia e sensibilização aos infravermelhos; Sensibilizadores mais comuns. Revelação; Os agentes químicos de revelação (Redutores); Equilíbrio ácido-base da Hidroquinona; Equilíbrio redox da hidroquinona; Metol; Mecanismo da revelação; A forma do grão de prata metálica após a revelação; Revelação física e revelação química; A superaditividade; Agentes alcalinos; Antioxidantes; Antivéu (restringente); Outros agentes; O caso particular do Sulfito de Sódio; Exemplos de soluções reveladoras. Banho de paragem. Fixação; Mecanismo da fixação; Composição do banho fixador. Viragem. Lavagens.

Componente prática:
Trabalho prático de produção e optimização das condições de operação de uma solução de agente de revelação. A optimização é efectuada através do estudo das seguintes variáveis processuais na revelação de um positivo de papel: Superaditividade, pH, temperatura, tempo de revelação e concentração da solução de revelação.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua da componente prática e da componente teórica exige nota mínima de 10 valores. A nota final é feita com a média das duas componentes valorizando a prática em 60% e a teórica em 40%.

Bibliografia
- Stroebel, L. e Compton, J. e Current, I. e Zakia, R. (2000). Basic Photographic Materials and Processes. Boston: Focal Press
- Atkins, P. (1989). General Chemistry. Nova Iorque: Scientific American
- Hirsch, R. (1991). Photographic Possibilities ? The expressive use of ideas, materials and processes. Boston: Focal Press
- Chang, R. e Goldsby, K. (2013). Química. New York: McGraw Hill

Método de interação
Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos e aulas práticas de trabalho de laboratório onde se executarão ensaios com manuseamento de algumas variáveis da revelação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.