História da Arte 2

Conservação e Restauro

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT

Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a evolução do paradigma artístico a partir da Baixa Idade Média e na Época Moderna, e relacioná-lo com as respectivas modificações sócio-culturais.
Caracterizar os respectivos movimentos artísticos e identificar os seus principais intérpretes e obras mais representativas.
Desenvolver a capacidade de leitura das obras, enquanto objectos estéticos, históricos e artísticos.
Desenvolver a capacidade de análise histórica, estética, iconográfica e iconológica das obras de arte
Desenvolver o espírito crítico

Programa
I - O desenvolvimento artístico no dealbar da Época Moderna: a emergência de um novo paradigma artístico.
1 - Origens do espaço plástico renascentista: o proto-renascimento italiano
1.1.A perspectiva e a recuperação da
tridimensionalidade na Pintura e na Escultura
2 - A "Ars Nova" flamenga: a redescoberta do óleo e o realismo flamengo
3 - A pintura italiana do "Quatroccentto" e o
apogeu renascentista: Leonardo da Vinci, Rafael de Urbino e Miguel Ângelo.
4 - A Escultura renascentista
4.1.De Ghiberti aos escultores da "Geração da Graça"
4.2.O verismo de Andrea del Verrocchio
5- A arquitectura renascentista e a importância da tratadística
6-A irradiação europeia da experiência renascentista
II - O Maneirismo
1-O novo conceito estético e artístico.A rebelião anti-clássica
2-"A Prima-Maniera" e a "Ars Naturans". Inovações compositivas na Pintura, Arquitectura e Escultura.
3- A "Contra-Maniera"e a produção literária no tocante às questões artísticas.
3.1. A Contra-Reforma Católica e o seu impacto no desenvolvimento artístico dos países do Sul da Europa.
4 - O "Maneirismo de Antuérpia".
5 - A difusão do Maneirismo na Europa.
5.1. A importância e o papel das gravuras na difusão da nova estética
III - O novo paradigma estético seiscentista: a Arte Barroca
1 - O pensamento arquitectónico
2 - A Escultura
3 - A Pintura: do naturalismo tenebrista ao ornamento proselitista

Metodologia de avaliação
No regime de avaliação contínua, realiza-se uma frequência e um trabalho escrito,sendo 7,5 a nota mínima exigida em cada um destes trabalhos, para poder ser realizado (ou validado) o outro,dependendo a aprovação de uma média final de 10 valores. Exame Final : aprovação com nota mínima de 10 valores

Bibliografia
- Chevalier, J. e Gheer Brant, A. (1982). Dictionnaire des Symboles. Mythes, Rêves, Coutumes, Gestes, Formes, Figures, Couleurs, Nombres. Paris: Robert Laffont & Jupiter
- Janson, H. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Turner, J. (1998). The Dictionary of Art. London: Jane Turner
- Réau, L. (1996). Iconografia del Arte Cristiano. (Vol. 5vols). Barcelona: Ediciones del Serbal
- VV, A. (1972). História da Arte. (Vol. 5 e 6). Lisboa: Alfa

Método de interação
Aulas teóricas, partindo sempre da observação e análise das obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas.
Apoio tutorial
Visitas de estudo

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.