Português

TeSP - Segurança e Proteção Civil
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
- Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral;
- Produzir e interpretar textos de
diferentes tipologias;
- Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação;
- Dominar métodos e técnicas de pesquisa,registo e tratamento da informação.

Programa
1. A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Código verbal e código escrito
1.4. Fontes de enriquecimento lexical (neologismos, estrangeirismos, terminologias técnico-científicas, abreviaturas)
1.5. A gramática na comunicação (sintaxe frásica)
1.6. A Semântica/ relações de significação

2. Representação gráfica da língua
2.1. Grafia
2.2. Pontuação
2.3. Sinais auxiliares de escrita
2.4. Convenções e regras para a representação gráfica

3.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita
3.1. Leitura e análise de textos diversos
3.1.1. Texto utilitário
3.1.2. Texto explicativo-descritivo
3.1.3. Texto instrucional ou diretivo
3.1.4. Texto conversacional
3.1.5. Texto argumentativo
3.1.6. Texto expositivo-informativo
3.1.7. Texto preditivo
3.2. Coesão e coerência textual

4. Metodologia de Projeto
4.1. Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
4.2. Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
4.3. Produção de fichas de leitura
4.4. Resumo, síntese e contração de texto
4.5. Elaboração de referências bibliográficas

5. Introdução à Pragmática Linguística
5.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
5.1.1. Teoria dos atos de fala
5.1.2. Princípio de cooperação e máximas conversacionais
5.2. Práticas de compreensão e expressão oral
5.2.1. Entrevista
5.2.2. Colóquio /Debate
5.2.3. Leituras interpretativas
5.2.4. Apresentação oral
5.2.5. Noções de Protocolo Empresarial e Social (saudações formais, formas de tratamento, comunicações telefónicas, entre outros
aspetos) tendo em conta, também, o recurso à internet.

Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica: frequência 60% e dois trabalhos 40%.
Avaliação final: exame escrito (100%)
O aluno é aprovado à unidade curricular quando obtém a classificação mínima obrigatória (10 valores), resultante da média da frequência e dos trabalhos.

Bibliografia
- Lopes, M. e Azeredo, M. e M. Pinto, M. (2015). Da Comunicação à  Expressão. Lisboa: Raiz Editora
- Pimenta, H. e Moreira, V. (2012). Gramática de Português. Porto: Porto Editora

Método de interação
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica e onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho em aula, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)

Software utilizado nas aulas
PowerPoint