Métodos Quantitativos

 

TeSP - Segurança e Proteção Civil, Publicação em Diário da República - Aviso nº 13406/2016 - 31/10/2016 + Retif. Despacho n.º 6906/2021 de 13/07/2021

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes

Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos.

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:
1.1. matemáticos;
1.2. trigonométricos;
1.3. estatísticos.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
1. REVISÕES DE CÁLCULO NUMÉRICO
1.1. Propriedades das operações.
1.2. Simplificação de expressões numéricas usando as propriedades.
1.3. Frações, potências, logaritmos e exponenciais.
1.4. Resolução de problemas envolvendo frações, potências, exponenciais e logaritmos.
1.5. Expressão algébrica, equação e função.

II. BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL

2.1. Conceito de função real de variável real. Representação gráfica.
2.2. Estudo da função afim e da função quadrática, e suas aplicações.

III. TRIGONOMETRIA
3.1 Conceito de ângulo e unidades de medida de ângulo
3.2. Relações trigonométricas de um ângulo agudo e caracterização de funções sinusoidais.
3.2. Conceito de amplitude e período.

IV. ESTATÍSTICA DESCRITIVA

4.1. Conceitos iniciais.
4.2. A recolha de dados.
4.3. Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala.
4.4. Introdução a um Software Estatístico.
4.5. Tabela de distribuição de frequências.
4.6. Representações gráficas.
4.7. Características amostrais: medidas de localização, de dispersão e de forma.
4.8. Diagrama de extremos e quartis. Outliers.
4.9. Tabelas de contingência.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: minitestes semanais realizados ao longo do semestre, na aula, sem consulta, sem uso de máquina de calcular e sem aviso prévio.
A nota final de frequência é 100% média dos minitestes.

O aluno é dispensado de exame se obtiver nota final positiva, isto é, superior ou igual a 10 valores (em 20 valores) e, além disso, obtiver um mínimo de 9,5 val (em 20 val) em cada um dos dois testes.

Avaliação por exame: um teste escrito sobre toda a matéria, sem consulta e sem uso de máquina de calcular.
Aprovação: nota igual ou superior a 10 valores em 20 valores.

Bibliografia
(2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus, . USA: Pearson Education
(2009). Estatística Descritiva. Portugal: 7ª
(1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. (pp. 1-152). USA: John Wiley & Sons
- Fernandes, R. (0). Rosa Brígida, conteúdos matemática e física. Acedido em 8 de julho de 2021 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=4794

Método de interação
Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável