Português

TeSP - Qualidade Alimentar
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
- Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral
- Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados
- Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação
- Adquirir métodos e técnicas de pesquisa

Programa
1. A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Código oral e código escrito
1.4. Fontes de enriquecimento lexical (neologismos, estrangeirismos, terminologias técnico-científicas, abreviaturas)
2. A gramática na comunicação (sintaxe frásica)
2.1. Frase e oração
2.2. Constituintes da oração
2.3. Frase complexa
3. A Semântica
3.1. Relações de significação
3.2. Coesão e Coerência
4. Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escritas
4.1. Leitura e análise de textos diversos
4.1.1. Texto utilitário
4.1.2. Texto argumentativo
4.1.3. Texto explicativo-descritivo
4.1.4. Texto informativo
5. Metodologia de Projeto
5.1. Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
5.2. Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
5.3. Produção de fichas de leitura
5.4. Resumo, síntese, recensão e relatório
5.5. Elaboração de referências bibliográficas
6. Introdução à Pragmática Linguística
6.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1. O que é dito e o que é comunicado
6.1.2. Teoria dos atos de fala
6.1.3. Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.2. Práticas de compreensão e expressão oral
6.2.1. Entrevista
6.2.2. Colóquio /Debate
6.2.3. Leituras interpretativas
6.2.4. Apresentação oral

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: frequência 70% e dois trabalhos 30%.
Avaliação final: exame escrito (100%)
O aluno é aprovado à unidade curricular quando obtém a classificação mínima obrigatória (10 valores), resultante da média da frequência e dos trabalhos

Bibliografia
- Pinto, J. (2009). Gramática do Português Moderno. Lisboa: Plátano Editora
- Mateus, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho
- Nascimento, Z. e Pinto, J. (2003). A Dinâmica da Escrita. Como Escrever com Êxito.. Lisboa: Plátano Editora
- Nogueira, R. (1989). Dicionário de erros e problemas da linguagem. Lisboa: Clássica Editora

Método de interação
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica e onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho em aula, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)

Software utilizado nas aulas
PowerPoint