Técnicas de produção de papel e livro

TeSP - Produção Artística para a Conservação e Restauro
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 7,50 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecer e compreender as diferentes tecnologias de produção de papel (manual e industrial) e de livro. Adquirir conhecimentos sobre as suas histórias, produção, estática e criação artística. Desenvolver a capacidade de resolução de problemas concretos.Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos.

Programa
1.Noções prévias, definições, nomenclaturas, tipologias. 2.O papel e o livro em Portugal e no Mundo. 3.Manufactura e produção de papel. 3.1.Papel manual e industrial. 3.2.Tipos e identificação de papéis existentes no mercado. 4.Matérias-primas usadas no fabrico de pastas de papel manual e industrial. 4.1.Qualidade, resistência e permanência tendo em vista a sua preservação. 5.Arte em papel. 5.1.Técnicas para a produção de papel decorado, texturado e marmoreado. 5.2.Tipos, materiais e equipamentos. 6.Manufactura e produção de livro. 6.1.História e técnicas de produção de livro manual e industrial. 6.2.Equipamentos e utensílios. 6.3.Tipos de costura e encadernação. 6.4.Estilos de decoração. 7.Matérias-primas usadas no fabrico de livro. 7.1.Qualidade, resistência e permanência dos materiais tendo em vista a sua preservação. 8.Exemplos, problemas, soluções. 9. Identificação de técnicas e componentes do papel e do livro. 9.1.Introdução aos métodos de exame e análise aplicáveis.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (obrigatório nota individual sup. a 9,5 val.; dispensa de exame se média =ou+ de 10 val.): trabalhos práticos em aula (50%) + portfólio/trabalho de investigação (50%).
Exame: incide sobre teoria (50% da nota final com AC)

Bibliografia
- Hunter, D. (2011). Papermaking. : Dover Publications
- Bandeira, A. (1995). Pergaminho e Papel em Portugal. Lisboa: CELPA e BAD
- Grunebaum, G. (1984). How to Marbleize Paper: Step-by-step instructions for 12 traditional patterns.. : Dover Publications
- Faria, M. e Pericao, M. (2008). Dicionario do Livro. Porto: Almedina

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde se explanam e demonstram técnicas e se experimentam materiais e produtos para a obtenção de papel e livro (tanto manual como industrial), baseadas em conceitos e metodologias historicamente descritas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.