Atelier de Inovação e Empreendedorismo

TeSP - Instalações Elétricas e Manutenção Industrial
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objectivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projecto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da actividade.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social
2. Processo Empreendedor
2.1. Atitudes e competências empreendedoras
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal
2.5. Empresa familiar
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projecto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. As formas de iniciar a actividade
3.4. Competências internas necessárias
3.5. Pesquisa de mercados
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. Escolha da forma jurídica e actividade
4.3. Estratégia de marketing
4.4. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projecto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.2. Instituições publicas ? análise da legislação em vigor
5.3. Instituições financeiras
6. Como criar a sua empresa
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
6.2. A equipa empresarial
6.3. O pacto social
6.4. O inicio de actividade
7. Sucesso/insucesso empresarial

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua- A disciplina é leccionada recorrendo a aulas teórico-práticas. Será apresentada e discutida a matéria, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projectos dos alunos.

Bibliografia
- Bateman, T. e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England: McGraw-Hill International Edition
- Drucker , P. e , . (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. Lisboa: Editorial Presença
- Pigueur, Y. e Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London: Kogan Page

Método de interação
A disciplina é leccionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projectos dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.