Português

TeSP - Instalações Elétricas e Manutenção Industrial
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 52,50 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Terminada a UC, os alunos devem:
O1- Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral
O2- Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados
O3- Adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O4- Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação

Programa
C1. A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação Linguística
1.4. Código oral e código escrito
C2. A gramática na comunicação (sintaxe frásica)
2.1. Frase e oração
2.2. Constituintes da oração
2.3. Frase complexa
C3. A Semântica
3.1. Relações entre palavras
3.2. Significação lexical
3.3. Fontes de enriquecimento lexical
C4. Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escritas
4.1. Leitura e análise de textos diversos
4.1.1. Texto utilitário
4.1.2. Texto argumentativo
4.1.3. Texto explicativo-descritivo
4.1.4. Texto informativo
C5. Metodologia de Projeto
5.1. Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
5.2. Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
5.3. Produção de fichas de leitura
5.4. Resumo, síntese, recensão e relatório
5.5. Elaboração de referências bibliográficas
C6. Introdução à Pragmática Linguística
6.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1. O que é dito e o que é comunicado
6.1.2. Teoria dos atos de fala
6.1.3. Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.2. Práticas de compreensão e expressão oral
6.2.1. Entrevista
6.2.2. Colóquio /Debate
6.2.3. Leituras interpretativas
6.2.4. Apresentação oral

Metodologia de avaliação
M1 - aulas expositivas; M2 - aulas práticas; Frequência (70%) + Trabalho escrito e apresentação (30%)

Bibliografia
- Pinto, J. (2009). Gramática do Português Moderno. Lisboa: Plátano Editora
- Mateus, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho
- Nascimento, Z. e Pinto, J. (2003). A Dinâmica da Escrita. Como Escrever com Êxito. Lisboa: Plátano Editora
- Nogueira, R. e Armstrong, M. (1989). Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem. Lisboa: Clássica Editora

Método de interação
M1 - Aulas expositivas
M2 - Aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho em aula, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)

Software utilizado nas aulas
Moodle e PowerPoint