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TeSP - Instalações Elétricas e Manutenção Industrial, Publicação em Diário da República - Aviso n.º 11062/2017 - 25/09/2017

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 52,50 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem:
1. exercitar uma correta construção de frases;
2. desenvolver a capacidade de expressão clara e rigorosa de ideias, em redações e apresentações orais, sobre variados temas;
3. aprender as normas da elaboração de trabalhos académicos adequadas a estudantes do ensino superior (relatórios, recensões e trabalhos monográficos);
4. conhecer as principais linhas da história da língua e da literatura em Portugal;
5. exercitar a capacidade de interpretação de textos, sobretudo académicos, mas também literários.

Programa
1. A Comunicação:
1.1. aspectos gerais;
1.2. discurso oral e escrito, na diversidade das suas tipologias (literário, científico, utilitário e coloquial); as diferentes formas da literatura oral (poesia trovadoresca, oratória, retórica, teatro) e escrita (a poesia e prosa nas suas várias modalidades);
2. regras metodológicas para a elaboração de trabalhos académicos (relatórios, recensões e trabalhos monográficos);
3. breve história da língua portuguesa, das suas origens aos finais do século XV;
4. a literatura portuguesa no Renascimento (as marcas europeias e as da expansão ultramarina); interpretação de textos;
5. o destaque do Padre António Vieira no século XVII e as suas marcas no século XVII;
6. a literatura no tempo das "Luzes";
7. panorama sintético literário do século XIX;
8. principais referências literárias da primeira metade do século XX.

Metodologia de avaliação
A avaliação incidirá, em 50%, na avaliação contínua dos trabalhos realizados em aula e, os restantes 50%, numa frequência que incidirá sobre os conteúdos apresentados e um exercício de interpretação de um texto. Se a média das duas avaliações for igual ou superior a 10 (escala de 0 a 20), o aluno dispensará de exame.
Para os alunos que tiverem de ir a exame e/ou a exame de recurso, este seguirá o mesmo modelo da frequência e terá um valor de 100%, ressalvando-se a possibilidade de fazer média com os trabalhos da avaliação contínua se esta os beneficiar (neste caso, tanto os trabalhos como o exame valerão 50%).

Bibliografia
- CIDADE, H. (1979). Padre António Vieira. (Vol. 1). Lisboa: Arcádia
- MOREIRA, V. (2017). Gramática de Português. Porto: Porto Editora
- SARAIVA, A. (2012). História da Cultura em Portugal. (Vol. 1-4). Lisboa: Gradiva
- SARAIVA, A. e LOPES, Ó. (2017). História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora

Método de interação
Aulas teóricas expositivas (com recurso aos meios audiovisuais);
Aulas práticas (realização de exercícios, redações, relatórios e apresentações orais).

Software utilizado nas aulas
Powerpoint e Moodle