Design multimédia II

TeSP - Design Multimédia
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos
conhecimento/manipulação do software
Photoshop, Illustrator e, eventualmente, InDesign.

Objetivos
1-Conhecer o amb. multimédia
2-Estruturar conteúdo
3-Organizar navegação c/lógica
4-Desenvolver interface em função do ambiente
5-Aplicar conhecimentos e processo design
6-Conceber produtos c/relevo social
7-Manipular c/mestria software
8-Demonstrar espírito crítico, cap. relação e autonomia

Programa
a-Metodologias design e co-design
b-Multimédia: distintos produtos e modos interagir c/informação
c-Conceber soluções e não gadgets;exemplos
d-O processo de prototipagem. O exemplo IDEO
e-Design do conteúdo: informação,navegação
f-Design do interface; botões,menus,comandos
g-Crítica funcional a produtos multimédia,a partir de exemplos
h-Desenho de protót.
i-Redesign proje.
j-Dossier proje.

Metodologia de avaliação
Formativa em aula
Sumativa:frequências,exames
Todos os alunos admitidos a Freq. final.
Admitidos a exame alunos faltaram à freq./não tenham elementos para aval./reprovados/não tenham feito alterações propostas
Exame: apres. trabalhos e/ou teste

Bibliografia
- Colborne, G. (2011). Simple and usable web, mobile, and interaction design (voices that matter). Berkeley: New Riders
- Garrett,, J. (2002). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Canadá: New Riders Press
- Heller, S. (2001). The education of an e-designer. Nova Iorque: Allworth Press
- Rosa, J. (2016). Sebenta sobre Axure em PDF. Tomar: ed autor

Método de interação
i-Aulas Teóricas e expositivas, descoberta multimédia e seus requisitos
ii-Aulas e exercícios de descortea/análise de uso de apps
iii- aulas de apresentação e discussão análise apps
iv-Manipulação de software mockups app
v-momentos aval. formativa

Software utilizado nas aulas
Axure ou de criação de mockups e outros, de desenho vetorial tratamento de imagem, etc