Design para plataformas móveis

TeSP - Design Multimédia
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Definir conceitos de design de UI, UX, Ix e Usabilidade
2. Identificar os principais disp. e plataformas móveis e suas especificidades
3. Aplicar princípios e orientações de design de UI
4. Entender o processo, identificar e usar as ferramentas de design de UI
5. Desenvolver projeto design UI

Programa
1. Conceitos
1.1. Design de Interface do Utilizador (UI ? User Interface)
1.2. Design de Interação (Ix ? Interaction)
1.3. Design de Experiência do Utilizador (UX ? User Experience)
1.4. Usabilidade
2. Dispositivos e Plataformas Móveis
2.1. Tipos de dispositivos e plataformas móveis
2.2. Limitações, possibilidades e contexto de utilização
3. Design de Interfaces (UI)
3.1. Princípios de design
3.2. Orientações para o design UI nas diferentes plataformas móveis
3.3. Processo e ferramentas desenvolvimento de UI
4. Projeto de design de UI para uma aplicação móvel

Metodologia de avaliação
Contínua: Trabalho Projeto. Dispensados da aval. final alunos com nota >=10 e presença >= 2/3 das aulas.
Final: Admitidos alunos que não se enquadrem nos critérios da aval. contínua. Trabalho Projeto.

Bibliografia
- LIDWELL, W. e Holden, K. e Butler, J. (2003). Universal Principles of Design: a cross-disciplinary reference. Massachusetts: Rockport Publishers
- WOOD, D. (2014). Basics Interactive Design: Interface Design. Londres: Bloomsbury
- HOOBER, S. e Berkman, E. (2012). Designing Mobile Interfaces. California: OReilly
- GONÇALVES, D. e CAMPOS, P. e J. FONSECA, M. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA

Método de interação
1. Aulas expositivas e demonstrativas (teórico-práticas), com apoio audiovisual;
2. Aulas práticas com resolução de exercícios práticos, desenvolvimento e acompanhamento do projeto.

Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator.
Adobe Photoshop.
Adobe Experience Design CC.