Infraestruturas Técnicas e Urbanas

TeSP - Construção e Reabilitação
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
Pretende-se que os alunos fiquem aptos a interpretar, traçar e dimensionar redes públicas de distribuição de água e drenagem de águas residuais e pluviais e que adquiram conhecimentos gerais de Vias de Comunicação, no âmbito do traçado, movimentação de terras,drenagem e pavimentação.

Programa
I - Vias de comunicação: Plano Rodoviário Nacional. Conceitos básicos de projecto de estradas: traçado em planta e em perfil longitudinal. Piquetagem de estradas. Cálculo de volumes de terras. Equipamento de terraplenagens. Tipos de drenagem. Tipos de pavimentos rodoviários e seus materiais. Pavimentos urbanos.
II - Redes de água: Conceção dos sistemas; Sistemas de distribuição pública; Cálculo de redes públicas; Materiais e Processos Construtivos.
III - Redes de drenagem de águas domésticas e pluviais: Conceção dos sistemas; Sistema de drenagem pública; Cálculo de redes públicas; Materiais e Processos Construtivos.

Metodologia de avaliação
n.a.

Bibliografia
- Quintela, A. (2000). Hidráulica. (Vol. ). : Fundação Calouste Gulbenkian
- , . (1995). Decreto Regulamentar 23/95 de 23 de Agosto ? Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais.. (Vol. ). :
- , . Manual de Saneamento Básico. (Vol. ). : Direcção Geral dos Recursos Naturais

Método de interação
n.a.

Software utilizado nas aulas
n.a.