Estruturas e Fundações

TeSP - Construção e Reabilitação
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Proporcionar aos formandos uma compreensão da análise das estruturas correntes que lhes permita calcular reacções de apoio e esforços internos em estruturas isostáticas e dimensionar elementos estruturais simples e fundações.

Programa
Estática e cálculo de esforços em estruturas isostáticas. Vectores força e sistemas de forças equivalentes. Equilíbrio do corpo rígido. Análise de estruturas planas. Sistemas articulados planos. Esforços internos e diagramas de esforços. Fios e cabos. Geometria de massas. Tensões e deformações. Critérios gerais de segurança. Dimensionamento de secções simples de vários materiais. Fundações.

Metodologia de avaliação
A avaliação compreende as modalidades de avaliação formativa através da resolução de fichas de trabalho ou outra modalidade de avaliação contínua e de avaliação sumativa através da realização de provas com classificação entre 0 e 20 valores.

Bibliografia

Método de interação
Exposição teórica dos aspectos fundamentais relacionados com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Resolução de exercícios práticos que permitam a intervenção crítica dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Ftool e Cypecad.