Sistema de Ensino à Distância

 

Processo de aprendizagem à distância

A pós-graduação em arqueologia subaquática aposta numa aprendizagem à distancia, através do e-Learning e vídeo-conferência, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar.

O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno. 

Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa lectivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas lectivas. 

As aulas ainda que à distância pressupõem um sistema de controle de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser. 

É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como se desenrola o processo?

•    Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.
•    No inicio da aula a webcamera e a plataforma são activadas e a aula é transmitida on-line. 
•    O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente. 
•    O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma. O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem BBB. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.
•    Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor apresenta.
•    As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.
•    Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.
•    Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correcta ou outro sistema e terão tempo limite.   

Sistema Elearning / BBB - Plataforma de ensino à distância

Nota: É uma plataforma criada para auxiliar os alunos e disponibilizar os conteúdos lecionados, bibliografia, vídeos e documentos, bem como a realização dos exames on-line. 

Cada disciplina possui a sua própria página e informação aos alunos.

Na disciplina "Coordenação" são concentradas todos os dados necessários ao funcionamento do curso, deverão, por isso, consultá-la regularmente.

Os alunos só terão acesso à página após a devida inscrição no curso.

 

Ensino à distância

Todas as aulas teóricas irão funcionar pela plataforma de ensino à distância. No entanto, qualquer aluno poderá assistir presencialmente à aula. 

No caso de existência de aulas práticas, os docentes irão realizar pequenos vídeos ou outros conteúdos que permitam que os alunos à distância acompanhem a matéria. 

O sistema é muito simples. Basta estarem conectados à internet e terem um microfone e umas colunas. 

O processo de ensino à distância passa essencialmente por dois sistemas: o de eLearnig (que apresentará os conteúdos, testes, trabalhos a desempenhar, informações, etc.) e o de transmissão vídeo/chat, designado WIMBA.

As aulas teóricas ficarão gravadas permitindo a todos os alunos rever os conteúdos sempre que considerarem necessário  

Poderão, durante as aulas interagir na aula, através de vídeo-audio ou chat, levantando questões aos professores e até trocar ideias com os colegas.

 

Informações para aceder ao sistema WIMBA (vídeo/conferência), onde serão transmitidas as aulas à distância. 

Aulas por vídeo-conferência – Serão transmitidas pela plataforma WIMBA.

A plataforma Wimba é uma plataforma para visualização à distância das aulas: 

Nela é gravado um vídeo das aulas que são transmitidas, permitindo aos alunos assistir às aulas em tempo real ou visualizar as gravações das aulas noutro horário e as vezes que necessitar para a sua aprendizagem.

Assim, solicita-se que acedam ao sistema elearning e posteriormente ao wimba:

1.Devem clicar em wimba classroom, que se localiza no canto superior esquerdo de cada uma das disciplinas.

2.Instalem o programa, clicando sempre em next. Se ocorrer algum problema o próprio software indicará os passos a seguir. 

3.Após a sua instalação entrarão dentro do sistema, onde poderão consultar as aulas, se activarem uma das aulas (a bolinha fica verde) e clicarem em Launch entrarão na sala de aula. A entrada directa na sala de aula será realizada pelo link Sala de aula virtual, existente no tópico 0 ou 1 de cada disciplina.