Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática

Área científica predominante:
Especialização, 60 ECTS, 2 semestres, Código oficial do curso:
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Um curso à tua medida! 
Um mundo novo a descobrir...
 
Aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e vídeo-conferência, dando a possibilidade a todos os interessados e residentes fora do País de poderem ingressar no curso.
 
Permite uma excelente formação a nível do património subaquático cultural, científico e tecnológico, sustentada por uma estrutura e um plano curricular que incluem um acompanhamento total dos docentes e um contato com projetos e situações reais, seja em campo ou em laboratório.
O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de mestrado.
 
Abertura de nova edição 2017-2018
Inscrições abertas a candidaturas - chamada até Dezembro 2017
 
arqueologia subaquática
 
 

(inscrição só aceite após pagamento de taxa de inscrição - valor 150€ - o boleto é enviado automaticamente após submissão de inscrição)

Arranque do próximo curso em Janeiro 2018

 Dúvidas ou informações: guiomar.fonseca@ipt.pt (secretaria) ou alexfiga@ipt.pt (coordenadora).

 

 Após pré-inscrição deverá remeter os seguintes documentos para secretariado: guiomar.fonseca@ipt.pt

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do certificado de habilitações;
  • Fotografia;
  • Cópia de BI (carta de cidadão)
  • Boletim de Candidatura

 

Possibilidade de pagamento parcelar em 10 vezes.

Taxa de frequência - 1400€ (total)

Inicio de pagamento 1ª parcela - mês de arranque do curso

 

Mensagem coordenação

"Estimado candidato. Será para nós um prazer acompanhar-vos neste novo percurso de formação, que espero vá de encontro às vossas expectativas, tendo a certeza que permitirá um crescimento mutuo e uma excelente troca de conhecimentos no âmbito da arqueologia subaquática.

Reunimos, para vos guiar, a melhor equipa.
Os vossos professores, quase todos doutorados nas respetivas áreas, irão estar sempre à vossa disposição, quer nas aulas, quer por email para vos tirar dúvidas e vos ajudar em todo o processo. 
Para além disso convidamos alguns especialistas para vos dar algumas palestras e estudos de casos concretos. Eles, também doutorados,  são professores do ensino superior de várias instituições ou trabalham em projetos de arqueologia subaquática, incluíndo no brasil, dando-vos uma perspetiva geral do que se tem vindo a desenvolver em vários países.
Desta forma estamos certos de que em conjunto teremos uma turma de sucesso.
 
O processo letivo é à distância, mas num sistema diferente dos que normalmente são praticados, pois permite o contacto direto constante, tal como se fosse presencial, entre alunos, colegas e professores.
Cada disciplina terá, tal como no sistema presencial, um conjunto de horas letivas (virtuais), teóricas/teórico-práticas/práticas, onde o professor se reunirá convosco para discutir temáticas e vos integrar na matéria a lecionar. 
 
Assim, de acordo com o horário que vos será remetido, os professores entrarão dentro da disciplina para a lecionação da aula. 
O vosso programa curricular poderá ser consultado no link (quadro lado esquerdo).
Após a vossa inscrição e definição de edital de admissões (ocorre no término do período de inscrições) receberão um email da coordenação com as passwords de acesso ao sistema e informação referente ao funcionamento da plataforma de ensino à distância e curso. 
Com esta poderão depois fazer o vosso login em  http://www.e-learning.ipt.pt/ 
 
Cada um dos módulos do programa possuí a sua página própria, com acesso aos conteúdos, avaliação, sala de aula e aulas gravadas. Nas horas marcadas em horário, os professores entrarão na sala para lecionar a matéria, bem como os restantes colegas.
 
No link AULAS GRAVADAS, também existente em cada módulo, irão encontrar as aulas lecionadas pelos docentes da disciplina. Isto é, no caso de impossibilidade da vossa presença na aula presencial virtual, no dia presente em horário, poderão aceder a ela em - aulas gravadas - podendo recuperar a matéria lecionada pelo professor ou rever a mesma sempre que entenderem.
 
Desejamos a todos um excelente ano letivo cheio de alegrias e sucessos.
Alexandra Figueiredo
 
PS. Para qualquer dúvida não hesitem em nos contatar alexfiga@ipt.pt"

 

 

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Tipo de ensino, duração e frequência

 

Especialização lato sensu

Ensino presencial e à distância por e-Learning e vídeo-conferência/plataforma BBB (realizada em tempo real).

A maioria dos módulos obrigatórios funciona ao fim-de-semana, sendo que alguns poderão funcionar durante a semana (quinta e sexta-feira) em horário pós-laboral (adaptado às diferenças de fuso horário dos vários alunos).

O número de créditos a totalizar pelo aluno para obtenção do grau de pós-graduação é de 60ECTS/30créditos, desenvolvidos ao longo de 2 semestres.

As aulas são lecionadas pelos profesores através da plataforma BBB, onde o aluno poderá assistir a demonstrações, palestras e conteúdos, colocar questões e desenvolver trabalhos e projetos em grupo ou individualmente. 

De forma a permitir a revisão da matéria e a visualização da aula, num caso de impossibilidade de presença, as mesmas são gravadas e disponibilizadas aos alunos pela plataforma, permitindo acompanhar os conteúdos noutro horário.

Objectivos

São objetivos centrais do Curso de Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática:

· Aprofundar os conhecimentos, na área da Arqueologia, especializando as competências dos graduados no exercício da atividade profissional em meio aquático;

· Identificar problemas e soluções associados à exploração cientifico-turística do património subaquático, com vista à rentabilização, promoção e desenvolvimento regional;

· Estabelecer processos para uma gestão sustentável do meio, minimizando os impactos negativos sobre o ambiente ou o património cultural;

· Identificar e caracterizar sítios e contextos arqueológicos, no seu quadro ambiental e cultural, contribuindo para o inventário detalhado dos recursos arqueológicos nacionais e internacionais;

· Formar recursos humanos qualificados, relacionados com o meio aquático, contribuindo para uma exploração da costa e das vias fluviais mais eficaz, integrando-as no plano de ordenamento do território e rentabilizando os seus recursos;

· Identificar recursos arqueológicos e integrá-los em programas de ordenamento do território de modo a captar investimentos, com a consequente criação de postos de trabalho e fixação de populações a nível local e regional.


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