Instalações Técnicas I

Mestrado em Reabilitação Urbana
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 2,0 OT

Docente(s)
- Mário Helder Rodrigues Gomes
- Flávio Rodrigues Fernandes Chaves

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Competências ao nível da análise, da caracterização e da conceção das diversas infraestruturas mecânicas e eletrotécnicas de forma integrada e coordenada afetas à reabilitação de edifícios.
Sensibilização para os requisitos de conforto e qualidade do ar interior.

Programa
1- Qualidade do Ar Interior (QAI): Requisitos de conforto e qualidade do ar interior. Edifícios existentes e edifícios novos. Requisitos de eficiência dos equipamentos e dos sistemas energéticos e de climatização dos edifícios (equipamentos novos/existentes). Análise e projeto de sistemas climatização dos edifícios: Edifícios existentes e edifícios novos ? instalações típicas; soluções técnicas; conceção do projeto.
2- Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC): Instalação e ensaios de receção a sistemas AVAC ? empresa instaladora; materiais e equipamentos; instalações de tubagens; instalações de condutas; testes preliminares aos ensaios; ensaios de receção. Dimensionamento de condutas de AVAC ? métodos de perda de carga constante e recuperação estática.
3- Instalações Elétricas (IE): legislação e normas em vigor (RTIEBT); conceção em edifícios; materiais, aparelhagem e equipamentos, proteção das instalações e de pessoas. Iluminação interior: grandezas, unidades e relações, caraterísticas dos locais, armaduras e lâmpadas. Métodos práticos de dimensionamento e execução.
4- Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED): normas e conceção, tecnologias, materiais, dispositivos e equipamentos. Redes de tubagens e de cabos individuais e coletivas. Dimensionamento e execução.
5- Domótica: Principais funcionalidades da domótica, sistemas X10, KNX, vantagens e desvantagens. Critérios de escolha; domótica e segurança. Emprego da domótica em edifícios.

Metodologia de avaliação
Trabalho prático sobre QAI e AVAC (50%) e prova escrita referente a IE, ITED e Domótica (50%).

Bibliografia
- ANACOM, . (0). Manual ITED (Prescrições e Especificações Técnicas), 3ª Edição.Acedido em15 de setembro de 2015 em http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1327353#.VgwBGTPbL6U
- Republica, D. (0). Decreto-Lei n.º 118/2013.Acedido em15 de setembro de 2015 em http://www.adene.pt/legislacao/decreto-lei-no-1182013-0
- República, D. (0). Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT).Acedido em15 de setembro de 2015 em https://dre.pt/home/-/dre/70055488/details/maximized?p_auth=eF1n89PF&serie=I

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas e de aplicação de casos práticos referentes aos conteúdos ministrados.

Software utilizado nas aulas