Empreendedorismo e Plano de Negócios

Mestrado em Produção de Conteúdos Digitais
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O

Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dotar os alunos de conceitos fundamentais sobre o processo de formação de uma empresa e das suas
obrigações perante o estado;
Desenvolver e aprofundar o processo de análise com vista à elaboração de um plano de negócios para uma
nova empresa de base tecnológica;
Desenvolver técnicas de apresentação

Programa
Conceitos de empreendedorismo; Processo empreendedor; Metodologias para a escolha do projecto;
Elaboração de um Plano de Negócios; Financiamento do projecto; Como criar a sua empresa; O início de
actividade; Sucesso / insucesso empresarial.

Metodologia de avaliação
? Avaliação coletiva: Elaboração de um plano de negócios de uma empresa ? trabalho de grupo- (70% da nota global da disciplina).
? Avaliação individual: Apresentação e discussão (30% da nota global da disciplina).
Nota mín. para aprovação 10 val.

Bibliografia
- Idis, R. e Welter, F. (2008). Innovation and Entrepreneurship ? Successful Start-ups and Businesses Emerging Economies. London: Edgar Elgar Publishing

Método de interação
Ao longo da disciplina é realizada a validação da oportunidade de negócio, a organização interna da empresa e o
plano de negócios (em grupos de até 4 alunos)
A operacionalização das sessões será levada a cabo de acordo com o planeamento das sessões

Software utilizado nas aulas
Word e Excel