Empreendedorismo e Estratégia Empresarial

Mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Especialização em Controlo e Eletrónica Industrial
6 ECTS; 2º Ano, Anual, 52,0 S + 8,0 OT

Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Desenvolver a capacidade de aplicação do processo de gestão estratégica.
Compreender a relevância do empreendedorismo como um processo de criação de valor. Compreender a importância da inovação no seio das organizações. Capacidade para elaborar, analisar e executar projectos.

Programa
1. A gestão estratégica
1.1. Planeamento estratégico
1.2. Análise estratégica
1.3. Formulação e implementação da estratégia

2. Empreendedorismo e a criação de uma empresa
2.1.Noções de empreendedorismo
2.2.Características de um empreendedor
2.3.Da ideia à criação da empresa

3. Plano Financeiro
3.1. Financiamento do negócio

4.A criação de um plano de negócios

Metodologia de avaliação
Elaboração e apresentação de um trabalho sobre uma empresa real (20% – avaliação conjunta).
Elaboração escrita de um plano de negócios de uma empresa (40% da nota – avaliação conjunta).
O trabalho é sujeito a apresentação e discussão (40%).

Bibliografia
- Freire, A. (2008). Estratégia - Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo
- Norton, R. e Kaplan, .. (2006). Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Boston: Harvard Business School Press
- Mariotti, S. (2007). Entrepreneurship - Starting and operating a small business. New Jersey: Pearson Prentice Hall
- Neves, C. (2007). Análise financeira: técnicas fundamentais. Lisboa: Texto Editores

Método de interação
Aulas teórico-práticas com resolução de casos.

Software utilizado nas aulas
Word e Excel