Discurso dos media

 

Mestrado em Design Editorial, Publicação em Diário da República - Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
De uma forma geral, conhecer a Comunicação Social portuguesa (propriedade, linha editorial, público-alvo, missões, constrangimentos profissionais e questões éticas), assim como a forma como apresentam os seus conteúdos (do ponto de vista do Discurso Escrito, mas também da representação visual).

Programa
1. O poder da Comunicação, funções e proprietários dos Média: da contextualização histórica até à atualidade.
2. Características dos diferentes tipos de Média: referência, popular, 'híbrido' 'alternativo' e independente.
3. O discurso jornalístico impresso e digital: opções editoriais ao nível dos conteúdos escritos.
4. Fotojornalismo e Design Editorial: ligação entre elementos visuais; relacionamento entre profissionais.
5. As causas dos Média: o papel dos Média em assuntos determinantes e/ou fraturantes.
6. Representações nos Média: as minorias e os assuntos fora das agendas.

Metodologia de avaliação
Em avaliação em Época Nornal (por frequência), os estudantes desenvolvem um trabalho individual, no qual apresentam, de forma crítica, um dos temas previstos do programa. O trabalho será apresentado e discutido em contexto de sala de aula. Em alternativa, poderão optar por uma prova escrita.
Em Época de Exame e de Recurso, os alunos farão uma prova escrita.

Bibliografia
- Kress, G. (2001). Multimodal Discourse. London: Arnold
- Bell, A. (2001). Multimodal Discourse. Oxford: Blackwell
- Charaudeau, P. (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto
- Rebelo, J. (2000). O Discurso do Jornal. Lisboa: Notícias Editorial
- Kress, G. (2001). Multimodal Discourse. London: Arnold
- Freire, I. (2020). Sexualidades, Media e Revolução. Lisboa: Imprensa Ciências Sociais
- Sousa (ed), H. (2017). Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Lemos Martins (ed), M. (2020). Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública - O séc. XXI em debate. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Thornborrow (et al), J. (0). Discursive constructions of populism in opinion-based journalism: A comparative European study. Acedido em 20 de outubro de 2021 em ttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211695821000787
- Fidalgo, J. (0). Portugal Impoverished media struggling for survival. Acedido em 20 de outubro de 2021 em https://norden.diva-portal.org/smash/get/diva2:1557929/FULLTEXT01.pdf

Método de interação
Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos.
Análise de conteúdos dos Média.
Organização de debates em contexto de sala de aula.
Discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
N. A.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável