Livros digitais

Mestrado em Design Editorial, Publicação em Diário da República - Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa
- Ana Isabel e Sousa do Carmo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Entender as potencialidades dos novos suportes/meios de publicação digital
2. Compreender e distinguir os diferentes formatos de ebook
3. Conhecer as principais categorias de programas e dispositivos leitores
4. Adaptar o conteúdo de uma publicação ou de uma história impressa ao formato digital interativo
5. Planear gráfica e visualmente o interface para publicações/livros digitais
6. Editar e formatar livros digitais
7. Desenvolver projeto de design de livros digitais

Programa
1. Publicações impressas vs publicações Digitais
2. Panorama das publicações digitais
3. O que é um ebook
4. Principais formatos de ebook
5. Principais categorias de programas e dispositivos leitores de ebook
6. Processos de adaptação de conteúdo impresso e de representação das ideias ou das propostas
7. Criação de documentos interativos (Adobe InDesign)
8. Criação de documentos EPUB (Adobe InDesign)

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência e por Exame: apresentação e defesa de um projeto de livro digital
Projeto de ebook (design da maqueta/protótipo – 80%; apresentação e defesa – 10%; participação e empenho – 10%;).
A classificação final de cada aluno/aluna, é atribuída pelos dois docentes que lecionam a UC. A componente ou a área lecionada por cada um daqueles contribui com 50% para a formação da classificação final.
O enunciado de cada trabalho ou tarefa, explicita os itens que serão objeto de avaliação.

Bibliografia
- Castro, E. (2011). EPUB Straight to the Point: Creating ebooks for the Apple iPad and other ereaders. Berkeley (EUA): Peachpit Press
- Diane, B. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press
- Cohen, S. e Diane, B. (2013). Digital Publishing with Adobe InDesign CS6. Berkeley (EUA): Peachpit
- Diane, B. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press

Método de interação
1Aulas expositivas c/apoio audiovisual
2Desenv. argumentos visuais c/base produtos existentes
3Análise conteúdo; hierarquização
4Criação argum. visuais
5Desenv. exerc. confirmando conheci. adquirido
6Trabalho projeto

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Adobe Digital Editions

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável